Publicidade

O novo Vata7 X-1 quer ser o melhor capacete de moto do mundo e, para isso, vai muito além de usar materiais de altíssima qualidade. O produto desenvolvido nos Estados Unidos reproduz informações da própria motocicleta través de um conjunto de luzes, indicando sobre frenagem, posição e mudanças de direção. Seria ele o futuro dos equipamentos para motociclistas?

 

Vata7, capacete de moto inovador e iluminado

O Vata7 X-1 é um capacete de moto composto por fibra de carbono com tecnologia aeronáutica, considerado um dos modelos mais leves do mundo com apenas 900 gramas. Ainda tem viseira de 3 milímetros fotocromática, preparada para pinilock, e os famosos LEDs que replicam as ações da moto via wifi. Ainda, está pronto para receber intercomunicadores bluetooth com microfone e alto falantes integrados de fábrica.

capacete de moto iluminado

Vata7 X-1 é um capacete iluminado, que reproduz comandos como troca de posição e frenagem através de LEDs

Publicidade

 

O primeiro passo é instalar um dispositivo wireless que vem junto com o capacete na moto. Ligando a moto e o capacete, ele sincroniza as luzes de freio, lanterna e indicadores de direção (setas), que serão espelhados pelo capacete.

capacete de moto

Através de LEDs, ele espelha comandos da própria motocicleta

A partir dai esse capacete de moto irá repetir através dos leds as indicações da motocicleta. É possível, através do aplicativo, personalizar como as luzes devem acender. Por exemplo, ao apertar o freio o capacete fique piscando ao invés de somente acender a luz como um brakelight.

Publicidade

 

Como surgiu o Vata 7 X-1

A startup americana que leva o mesmo nome do capacete, Vata7, nasceu no dia em que seu fundador Brian viajava à noite de moto. Ele presenciou outro motociclista sofrer um acidente e passou intermináveis segundos tentando encontrá-lo em meio a escuridão. Foi aí que ele se deu conta de que uma pessoa que sofre um acidente de moto, geralmente vestido de preto, fica praticamente invisível.

Na manhã seguinte nasce a Vata7, com o slogan “Iluminando a maquina humana”. Assim surgiu a idéia de criar equipamentos iluminados por led para melhor sinalizar os motociclistas e os trabalhos que dariam origem ao X-1 começaram.

 

Publicidade

Veja também:

 

Preço e lançamento do novo capacete de moto

Na loja oficial da Vata, o capacete para andar de moto com luzes sai por 619 dólares, cerca de R$ 3.200 em conversão direta. Um preço até que atrativo por algo com tanta tecnologia embarcada. A entrega é estimada em até 4 meses.

capacete de moto com led

Capacete com LEDs tem preço sugerido de 619 dolares (R$ 3,2) mil, mas ainda encontra complicações legais para entrar em alguns países

Segundo a fabricante o capacete Vata7 X-1 atende as principais certificações de segurança, Sharp DOT, JIS e ECE 22.06, essa última que deve entrar em vigor somente em junho de 2022. Mas tem alguns entraves..

Para utilizá-lo no Brasil é necessário que o mesmo seja aprovado pelos padrões de segurança do Inmetro, inviabilizanod uma importação direta. Outro ponto apurado em Portugal, seria que a certificação ECE 22.06 não atenderia esse tipo de capacete com sinais luminosos embutidos. Também não se conhece nenhum pedido de certificação para esse tipo de equipamento, o que pode complicar a sua utilização.

Esperamos que todos esses bloqueios passem rápido e que possamos desfrutar de mais este recurso de segurança em nossas motos. Utilizar um capacete com luzes poderia ajudar muito na visibilidade do motociclista e principalmente para localização em caso de acidente noturno.

Ricardo Kadota (Rock)
@rock_sp_motociclista -> Amante das duas rodas desde muito cedo! Mototurista que curte uma boa estrada e as amizades que ela traz. Apaixonado por aventuras e sem noção de kilometragem.