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A Ford européia iniciou a produção de seu carro mais eficiente e de mais baixas emissões de CO2, o Fiesta ECOnetic. Seu motor 1.6 turbodiesel gera 205 Nm de torque, cobre 100 km com 3,3 litros de diesel e emite 87 g/km de CO2.

Cobre 100 km com 3,3 litros de diesel

Cobre 100 km com 3,3 litros de diesel

A Fiesta ECOnetic engloba calibração específica e relações otimizadas de transmissão, sistema Auto-Start-Stop (que desliga o motor quando o veículo está parado), carregamento regenerativo inteligente que retroalimenta a energia capturada dos freios direto às baterias do veículo, Modo ECO (dá ao motorista informações a respeito de seu estilo de dirigir), e um indicador de marchas no grupo de instrumentos que o avisa do momento ótimo para troca de marchas.

O motor é fabricado na Inglaterra, mas o carro sai da linha de produção da fábrica alemã, em Colônia. Virá em versões de 3 e 5 portas, com os níveis de acabamento dependendo do mercado a que se destina. A Ford diz que metade de todos os seus carros vendidos na Europa este ano terão tecnologia ECOnetic, passando a dois terços em 2013.

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Os modelos dessa Tecnologia não serão disponíveis nas Américas. A razão é que eles se tornaram caros demais para o novo mundo devido aos problemas de conversão das moedas. Fazer os motores diesel no México custaria mais de U$ 350 milhões, e a companhia não crê que haja um mercado suficientemente grande para justificar tal investimento.