Publicidade

A 35 ª edição do Dakar será também a 5ª realizada no continente sul-americano, cenário da prova desde 2009. O Dakar 2013 terá a largada em Lima, capital do Peru, no dia 05 de janeiro de 2013, e chegada à capital do Chile, Santiago, no dia 20.

Cenários maravilhosos fazem parte do Rally mais difícil do mundo

Cenários maravilhosos fazem parte do Rally mais difícil do mundo

Com mais de 8.000 km, o novo percurso cruzará duas vezes a Cordilheira dos Andes, indo a Argentina onde acontecerá o dia de descanso, dia 13 de janeiro, em San Miguel de Tucumán, para depois retornar ao Chile. Deserto, muita areia e dunas farão parte do percurso muito difícil desde o primeiro dia.

A ASO (Amaury Sport Organization) divulgou a lista de concorrentes que tem 459 veículos competindo entre motos, quadriciclos, UTVs, carros e caminhões, fora as equipes de apoio. Os competidores representam 53 nacionalidades diferentes.

Publicidade
Felipe Zanol vai de Honda oficial e não quer menos do que o pódio

Felipe Zanol vai de Honda oficial e não quer menos do que o pódio

Nas motos a Honda volta a se inscrever como time oficial, devendo ser um forte adversário da KTM do francês Cyril Despres, quatro vezes vencedor do Dakar e do espanhol Marc Coma que tem três vitórias. O brasileiro Felipe Zanol será um dos pilotos do time japonês que tem como destaque o português Helder Rodrigues, terceiro colocado nas duas edições anteriores da prova. As duas equipes enfrentarão a forte concorrência da Husqvarna, com os espanhóis Joan Barreda e Jordi Viladoms, ao lado do português Paulo Gonçalves e do chileno Chaleco Lopez. A Yamaha vem com os franceses Olivier Pain, David Casteu e David Frétigné.

Marc Coma, multicampeão da prova, vai de KTM e é favorito

Marc Coma, multicampeão da prova, vai de KTM e é favorito

Nos carros a grande novidade é o retorno do espanhol Carlos Sainz, campeão do Dakar 2010 e bicampeão do WRC. Ele foi convidado por Nasser Al Attiyah, campeão do Dakar em 2011. Nasser e Sainz vão pilotar um novo Buggy especialmente desenvolvido e construído na Califórnia. Os dois protagonizaram grandes disputas em 2010 e 2011 quando eram pilotos da equipe Volkswagen. Então esta parceria já é promessa de um grande espetáculo, já que a nova equipe tentará superar a poderosa X-Raid que tem como pilotos do Mini o trio formado pelo francês Stéphane Peterhansel (10 vezes campeão do Dakar, seis com moto e quatro com carro), o espanhol Nani Roma (uma vitória no Dakar com moto) e o polonês Krzysztof Holowczyc.

Publicidade

Veja a programação do Rally Dakar 2013:

Dia 02 a 05 de janeiro de 2013: Verificações técnicas e administrativas

Dia 05 de janeiro de 2013: Briefing e pódio de largada – Lima (Peru)

Publicidade

Dia 13 de janeiro de 2013: Dia de descanso em San Miguel de Tucumán (Argentina)

Dia 20 de janeiro de 2013: Pódio de chegada em Santiago (Chile)