O hexacampeão da MotoGP, Marc Márquez, voltou a sofrer problemas com sua visão, diagnosticado novamente com diplopia. Tudo começou após uma queda violenta no warm up do último domingo, 20 de março, que o impediu de participar do GP da Indonésia. Mas afinal, por que essa doença preocupa tanto o piloto e seus fãs?
O que é diplopia?
Segundo avaliação neuro-oftalmológica, após a batida na cabeça o problema surgiu recorrente da paralisia do quarto nervo direito. A diplopia é a percepção de “visão dupla” de um único objeto e pode ser monocular ou binocular. O quadro monocular ocorre quando apenas um olho está aberto. O binocular acontece com os dois olhos abertos e desaparece quando um olho é fechado.
Na próxima semana, Márquez vai passar por mais exames para avaliar a evolução da lesão e estimar o período de recuperação. Quando a situação aconteceu no ano passado, o piloto ficou três meses afastado das pistas da MotoGP. Com isso, parece pouco provável que vamos ver o espanhol no GP da Argentina, no dia 3 de abril. Da mesma forma, sua temporada está novamente ameaçada.
Marc Márquez crash
O piloto do time de fábrica da Honda perdeu a traseira de sua RC213V na curva 7 do Circuito de Mandalika. Tudo aconteceu durante o aquecimento de domingo, fazendo com que Marc Márquez fosse ejetado da moto e caísse sobre seu braço esquerdo.
Levado ao hospital, foi diagnosticado com uma concussão. Foi o encerramento da sua participação na etapa. No entanto, durante seu voo de volta da Indonésia, Márquez começou a sofrer novamente com problemas na visão. Imediatamente ele passou por exames em Barcelona. Nesse momento um quadro de diplopia foi diagnosticado.
Marc Márquez com diplopia: déjà vu
Márquez utilizou as redes sociais para falar sobre o assunto e comunicou que o caso é menos severo que o ocorrido no ano passado. Segundo o piloto, parece um “déjà vu”… Durante a viagem de volta para casa, na segunda-feira, um desconforto na visão o fez procurar o Dr. Sanchez Dalmau, que confirmou o novo episódio de diplopia.
https://twitter.com/marcmarquez93/status/1506211726320095233
O piloto já havia sofrido com o problema no fim do ano passado. A questão acompanha o espanhol de longa data, e já causou dúvidas sobre sua continuidade nas pistas ainda em 2011. Na época ele sofreu um acidente sério durante a etapa da Moto2, na Malásia.