Publicidade

O hexacampeão da MotoGP, Marc Márquez, voltou a sofrer problemas com sua visão, diagnosticado novamente com diplopia. Tudo começou após uma queda violenta no warm up do último domingo, 20 de março, que o impediu de participar do GP da Indonésia. Mas afinal, por que essa doença preocupa tanto o piloto e seus fãs?

O que é diplopia?

Segundo avaliação neuro-oftalmológica, após a batida na cabeça o problema surgiu recorrente da paralisia do quarto nervo direito. A diplopia é a percepção de “visão dupla” de um único objeto e pode ser monocular ou binocular. O quadro monocular ocorre quando apenas um olho está aberto. O binocular acontece com os dois olhos abertos e desaparece quando um olho é fechado.

diplopia exemplo

Diplopia também é chamada de ‘visão dupla’ e pode acometer um ou os dois olhos do paciente. Imagine você chegar ao final de uma reta a 360 km/h e enxergar dois pontos de frenagem… é por isso que a doença preocupa tanto Márquez e equipe – Foto: AllAboutVision

Na próxima semana, Márquez vai passar por mais exames para avaliar a evolução da lesão e estimar o período de recuperação. Quando a situação aconteceu no ano passado, o piloto ficou três meses afastado das pistas da MotoGP. Com isso, parece pouco provável que vamos ver o espanhol no GP da Argentina, no dia 3 de abril. Da mesma forma, sua temporada está novamente ameaçada.

Publicidade

 

Marc Márquez crash

O piloto do time de fábrica da Honda perdeu a traseira de sua RC213V na curva 7 do Circuito de Mandalika. Tudo aconteceu durante o aquecimento de domingo, fazendo com que Marc Márquez fosse ejetado da moto e caísse sobre seu braço esquerdo.

Levado ao hospital, foi diagnosticado com uma concussão. Foi o encerramento da sua participação na etapa. No entanto, durante seu voo de volta da Indonésia, Márquez começou a sofrer novamente com problemas na visão. Imediatamente ele passou por exames em Barcelona. Nesse momento um quadro de diplopia foi diagnosticado.

Publicidade
diplopia - problema de visão de marc márquez

Marc Márquez já sofreu anteriormente com a doença. No ano passado ela lhe deixou 3 meses fora das pistas… e agora o problema parece se repetir

Marc Márquez com diplopia: déjà vu

Márquez utilizou as redes sociais para falar sobre o assunto e comunicou  que o caso é menos severo que o ocorrido no ano passado. Segundo o piloto, parece um “déjà vu”… Durante a viagem de volta para casa, na segunda-feira, um desconforto na visão o fez procurar o Dr. Sanchez Dalmau, que confirmou o novo episódio de diplopia.

O piloto já havia sofrido com o problema no fim do ano passado. A questão acompanha o espanhol de longa data, e já causou dúvidas sobre sua continuidade nas pistas ainda em 2011. Na época ele sofreu um acidente sério durante a etapa da Moto2, na Malásia.

Publicidade
marc marquez tem diplopia

Piloto deve ficar de fora da rodada na América do Sul

 

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]