Publicidade

Uma oficina especializada em customização resolveu pegar uma KTM 300 EXC, genuinamente off road, e transformá-la em uma cafe racer estilosa. Como você deve ter imaginado, foi um trabalho árduo para dar estilo urbano a uma moto de vocação exclusiva para ao fora de estrada. 

cafe racer

A Salt afirma que fará mais de uma unidade customizada

Esse desafio foi encabeçado pela Salt Motorcycle, uma companhia da Austrália que já faz modificações em carros desde 2017, mas seu primeiro projeto envolvendo motos já é uma baita modificação que mexeu desde os componentes até o segmento em que o modelo pertence.

Veja também:

Publicidade

.

KTM off road transformada em cafe racer

Foi uma tarefa difícil atribuir o estilo urbano em uma moto para uso dedicado ao fora da estrada

Esqueça a tendência de telas digitais ou componentes eletrônicos. Nesta customização, a empresa responsável optou por oferecer uma ‘experiência analógica’ ao condutor. 

A KTM 300 EXC sem modificações

Publicidade

Partindo para os componentes, a suspensão original foi mexida para diminuir curso dianteiro e traseiro Assim, indo para as rodas de 18 e 19 polegadas com pneus de estrada para abandonar os off-road. Dessa forma, com os ajustes realizados, a altura do assento foi de 960 mm para 830 mm e o peso de 100.4 kg para 111 kg. 

Coração da cafe racer personalizada

Dessa forma, a  equipe aproveitou o motor moderno do modelo off-road para ser usado na cafe racer

O belo motor 2 Tempos foi tratado com carinho na hora das modificações. Moderno, o propulsor tem refrigeração líquida, partida elétrica e 293,2 cilindradas.

Assim, o modelo recebeu um cano de escape feito de aço inoxidável afinado, passando a entregar 52 cv a 8.500 rpm e torque de 4,76 kgf.m a 7.000 rpm. Todas essas características estão combinadas a uma caixa de 6 velocidades e embreagem Rekluse Radius CX. 

Publicidade

.

Onde comprar e preço

cafe racer

Modelo deve ser produzido ‘em série’, mas o preço deve ser um dificultador para muitos. A distância também

De acordo com a Salt Motorcycle, o modelo não será ‘filho único’.  Ou seja, farão as cafe racer em quantidades limitadas custando 30 mil dólares – cerca de R$ 166 mil em conversão direta. Além disso, os interessados devem retirar a moto na própria oficina, na Austrália. 

Assim ficou o painel do modelo customizado pela Salt na Austrália

Por fim, o  proprietário e fundador da Salt, Brendan James, afirma que quer entregar uma experiência mais ‘raiz’ para quem pilota. “Usando engenharia e design modernos, esperamos reintroduzir os pilotos à sensação analógica pura do motociclismo.”

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha