Publicidade

São tantas as modalidades das competições off-road que às vezes o leitor menos especializado deve ficar em dúvida sobre como é praticada essa ou aquela modalidade, sem saber as características particulares de cada uma. Portanto, tire abaixo as suas dúvidas para não errar na hora da escolha daquela que deseja praticar.

MOTOCROSS

Ricky Carmichael no Motocross das Nações 2007 - O mais antigo do esporte, desde 1947

Ricky Carmichael no Motocross das Nações 2007 – A prova mais antiga do esporte, desde 1947

As competições de motocross geralmente são realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 km. Essas pistas incorporam características naturais do terreno com quantidades variadas de saltos, curvas, retas e costelas (sequência de pequenas lombadas) . Normalmente na linha de chegada há um grande salto chamado de “table top”, que põe à prova a coragem e a habilidade dos pilotos.

As corridas de motocross ocorrem tradicionalmente em terreno molhado. As provas são divididas em varias categorias, onde grosseiramente podemos dizer que são amadores e profissionais. Nas provas realizadas pelos profissionais as baterias podem durar ate 20 minutos, enquanto nas baterias amadoras 10 minutos. São ricas em imagens, o esforço dos pilotos em ultrapassar seus limites de suas motos em cada curva, aumentando a velocidade e em cada salto adquirindo mais altura, faz desse esporte um imã para quem assiste e não deseja perder uma imagem.

Publicidade

O esporte evoluiu muito na década de 1990 e, recentemente, mesmo ainda sendo um esporte de alto custo é mais fácil de organizar, podem ser  feitas corridas em praticamente qualquer lugar e tem se popularizado pelas facilidades que vem se encontrando para aquisição de motos e pistas para treinamento. As motos de entrada para o esporte, que iniciam as crianças acima de sete anos de idade, são as motos 50cc.

Arena Cross é a versão brasileira do SuperCross

Arena Cross é a versão brasileira do SuperCross

ARENA CROSS

É versão brasileira, do Supercross, promovido pela Romagnolli Promoções e Eventos e é disputada em espaços que se assemelham a estádios – daí o nome Arena. Nas pistas as disputas são emocionantes devido à proximidade do público com os competidores. Por esse motivo a modalidade atrai grande público, que lota as arquibancadas. As mudanças estruturais apresentadas foram muito satisfatórias com arquibancadas em formato de arena, paddocks sofisticados, luxuosas acomodações para o público e patrocinadores, telões de LCD e serviço de alimentação de qualidade superior. Deriva do Supercross, desenvolvido por empresários norte americanos que lotam estádios de futebol nessas competições.

O formato em arena permite que patrocinadores apresentem e divulguem seus produtos de forma mais direta ao grande público, seleto e consumidor, que acaba se envolvendo com a bela produção de imagens nos telões, luzes, fogos e som, daí o motivo da sua rápida evolução.

Publicidade
Travis Pastrana no X Games

Travis Pastrana no X Games

FREESTYLE MOTOCROSS ou FMX

O Freestyle Motocross (FMX) é uma variação do esporte  também relativamente novo. Não é corrida, simplesmente concentra-se na execução de manobras acrobáticas enquanto se salta com motos preparadas para as manobras radicais.

O vencedor é escolhido por um grupo dos juizes que pontuam os pilotos pelo estilo, nível de dificuldade da manobra, melhor uso do percurso e reação dos espectadores também.

 

Publicidade
Anaheim Supercross - A prova ideal

Anaheim Supercross – A prova ideal

SUPERCROSS

É uma competição muito parecida com o Arena Cross, e disputado com as mesmas motos. A grande diferença é o tamanho e o tipo de obstáculos da pista. No Supercross são feitos obstáculos artificiais, como os dos estádios norte americanos e portanto mais radical que as do motocross, onde os obstáculos tendem a ser mais naturais. As disputas acontecem em circuitos fechados de terra, com pista menor, e saltos e aterrissagens mais agressivos e emocionantes.

 

Cross Country Paulo Stedile na frente

Cross Country Paulo Stedile na frente

CROSS COUNTRY

Essa modalida de off-road é uma prova de velocidade, habilidade e resistência, disputada em áreas rurais – daí o nome Country – em percursos pré-definidos, utilizando-se de vários tipos de terreno, como trilhas, atalhos, estradas vicinais, morros, pistas de motocross ou qualquer outro tipo de piso, de modo a premiar os pilotos mais habilidosos.

O percurso tem, no máximo 12 km e, no mínimo oito quilômetros para motos. As largadas acontecem em blocos, com todas as motos desligadas. Depois da bandeira verde, os pilotos arrancam todos juntos, lado a lado na pista. A modalidade é disputada juntamente com quadriciclos.

 

Enduro da Independencia 2012 - 30 anos de regularidade

Enduro da Independencia 2012 – 30 anos de regularidade

ENDURO DE REGULARIDADE

A palavra enduro deriva do inglês “endurance”, que se traduz por resistência. É uma modalidade fora de estrada que exige regularidade num percurso com obstáculos naturais, composto de veredas, pistas ou estradas abertas à circulação normal, sendo o percurso pré-estabelecido e registrado em planilhas que são distribuidas aos competidores, onde se estabelece, inclusive, o tempo ideal para cada percurso (enduro de regularidade).

O melhor exemplo de enduro que podemos citar no Brasil é o Enduro da Independência, realizado por vários dias, sempre próximo à data de comemoração da Independência do Brasil. Para checar a sua regularidade, ficam espalhados vários Pontos de Cronometragem no trajeto.

A modalidade surgiu como uma variação inspirada nas provas equestres que eram realizadas até o século passado, nos EUA e Europa, que serviam para testar a resistência de cavalo e cavaleiro em provas de longos percursos e duração, geralmente disputadas entre grupamentos militares que queriam mostrar que seus conjuntos eram os melhores.

Felipe Zanol na Copa Pacato 2012

Felipe Zanol na Copa Pacato 2012 de Enduro F.I.M

ENDURO F.I.M.

Essa modalidade é uma mistura entre o Cross Country e o Enduro de regularidade. O roteiro é marcado com faixas e bandeiras para orientar os pilotos.  Há também no percurso vários testes especiais para controle de pontos. A modalidade tem suporte internacional pela Federação Internacional de Motociclismo.

VELOCROSS ou VX

Velocross nada mais é que o motocross sem saltos, sem obstáculos, apenas uma pista de terra que pode ser no formato oval ou mista. Poucas pistas tem uma mesa ou um lançador,  o que propicia velocidade pura, daí o nome VELOcross.

 

 

O Brasileiro Felipe Zanol em ação Raly Dakar 2012

O Brasileiro Felipe Zanol em ação Raly Dakar 2012

RALLY, ou RALI, ou RALLYE

É uma forma de competição disputada em vias públicas ou privadas, com motos modificadas ou especiais,  e também por motos convencionais, sem preparação. Este esporte se distingüe por não ser disputado em autódromos, mas em um formato ponto-a-ponto no qual os participantes pilotam entre pontos de controle determinados (estágios), saindo em intervalos regulares, originados em um ou mais pontos de partida.

Rallys podem ser vencidos por percorrer o trecho no menor tempo possível (Rali de Velocidade) ou por percorrer o trecho dos estágios mais próximo possível de um tempo predeterminado (Rali de Regularidade).

Os maiores exemplos de rally que podemos citar são o Rally Dakar e o brasileiro Rally dos Sertões.

SUPERMOTO ou SUPERMOTARD

Bernd Hiemer da RedBull SM

Bernd Hiemer da RedBull SM (Supermotard)

Essa é uma modalidade de velocidade que utiliza motocicletas estilo off-road, equipadas com pneus on-off , ocorrendo em pistas que mesclam piso de asfalto e terra, sem obstáculos, apenas retas e curvas.

TRIAL

São provas com motocicletas especialmente fabricadas para essa modalidade de competição, geralmente realizadas em circuitos fechados que privilegiam a visão do público, e seu objetivo é a transposição de obstáculos considerados impossíveis e inimagináveis para uma motocicleta. É o tipo de coisa que só se acredita vendo.

 

 

Adam Raga em exercício de trial

Adam Raga em exercício de trial

TRILHA

Não é competição, trata-se de esporte radical praticado em regiões fora das cidades (mato, morros ou florestas),  por pessoas comuns, apenas como lazer, utilizando-se de motocicletas estilo off-road, hoje chamadas de Play Bikes. Das quais podemos destacar a Honda CRF230, Suzuki DRZ400E, Yamaha TTR 230 entre outras.

As motocicletas são fabricadas hoje em dia específicamente para cada modalidade. As de Motocross podemos destacar para cada categoria, desde as iniciantes infantís, Juvenís, Master e Senior. Assim as outras categorias também se dividem em classes de cilindrada, habilidade e idade do piloto.

Veja no site da Confederação Brasileira de Motociclismo mais detalhes sobre cada modalidade, as definições das regras e todos os regulamentos para cada uma destas modalidades de competição Off-Road no Brasil.

 

separador_motocross