Publicidade

A 14¦ edi‡Æo do Raid de Inverno, largar  neste s bado do estacionamento do Shopping Jardim Sul no Morumbi/SP, com 80 participantes, limite estabelecido pelos organizadores.

Este numero recorde foi confirmado na largada promocional, realizada ontem a noite, quinta-feira no Ponto Off Road, no Parque Ibirapuera. No ano passado, 55 ve¡culos disputaram o evento. Saindo do shopping, todos seguem em dire‡Æo a Santana de Parna¡ba, onde a trilha come‡a. SerÆo cerca de 100 quil“metros de prova, passando por Pirapora do Bom Jesus e Cabre£va, cidades que fazem parte do Caminho do Sol, criado h  um ano, inspirado no Caminho de Santiago de Compostela na Espanha.

As trˆs cidades do roteiro tamb‚m guardam um pouco da hist¢ria do Brasil, pois fizeram parte de uma das rotas dos bandeirantes, desbravadores do interior do Brasil, que partiam pelo rio Tietˆ, em dire‡Æo a Goi s e Mato Grosso.

Em Santana de Parna¡ba, distante 35 quil“metros da capital paulista, ainda ‚ poss¡vel encontrar festas tradicionais e a cidade conserva casaräes coloniais em taipa com arquitetura original, tombados pelo Conselho de Defesa do Patrim“nio Hist¢rico, Art¡stico, Arqueol¢gico e Tur¡stico (Condephaat). SÆo 209 edifica‡äes dos s‚culos XVII, XVIII e XIX, no centro hist¢rico. A cidade tamb‚m abriga a barragem da primeira usina hidrel‚trica da Light no Brasil, que foi inaugurada em 1901 e desativada na d‚cada de 50.

Publicidade

O pr¢ximo lugar do percurso ‚ Pirapora do Bom Jesus, bastante conhecida pelo turismo religioso, que recebe romarias durante todo o ano e milhares de peregrinos. A cidade at‚ construiu o Portal dos Romeiros, cartÆo postal e um dos locais preferidos pelos visitantes. O Raid de Inverno encontrar  um grupo de romeiros durante a prova. O Morro da Capuava possui um complexo esportivo com pistas de motocross e mountain bike, paredÆo de pedras ideal para pr tica de rapel e rampas para v“os de asa delta e paraglider.

A chegada do 14§ Raid de Inverno ser  em Cabre£va, que fica na margem direita do Rio Tietˆ, j  foi conhecida como a “Terra da Pinga”, pois o cultivo da cana-de-a‡£car levou … instala‡Æo de muitos engenhos na regiÆo. A cidade tamb‚m ‚ destino dos amantes da natureza, que encontram na Serra do Japi com 20 mil hectares de Mata Atlƒntica e outros tipos de vegeta‡Æo, al‚m de abrigar vasta fauna.

O 14§ Raid de Inverno ‚ organizado pela Mesa 4 Comunica‡äes e conta com patroc¡nio da Bardahl, da Goodyear e do Shopping Jardim Sul.

Ao final do evento, os participantes podem se hospedar em Cabre£va no Colinas de Cabre£va Pousada e Camping. Informa‡äes no telefone 11-4528-4476 e no link abaixo.

Publicidade