Publicidade

A Bajaj apresentou sua primeira moto flex! Porém, ao contrário de algumas previsões, a marca não desenvolveu um modelo específico para aceitar o combustível (como fez com a Freedom, movida a gás natural). Ao invés disso, optou pelo simples e ‘apenas’ converteu um modelo já existente à nova alimentação.

 

Primeira moto Bajaj flex

Desta forma, a primeira moto a etanol da Bajaj é visualmente idêntica ao modelo movido a gasolina. E a motocicleta escolhida para o projeto foi a Pulsar NS 160, vendida no Brasil como Dominar 160.

esta é a primeira moto bajaj com motor flex

Parece uma Dominar 160 (ou Pulsar 160) comum, mas não é. Esta é a primeira moto flex da Bajaj

Publicidade

Assim nasceu a E100 Pulsar 160, onde a sigla inicial deixa claro que ela pode rodar com até 100% de etanol no tanque. O modelo foi exibido na Índia, durante o India Bio-Energy & Tech (IBET) Expo, nesta semana, poucos dias após um rumor sobre seu lançamento.

Pulsar NS 160 E100 foi apresentada de forma discreta, nesta semana. Ao seu lado estava a Freedom, primeira moto a gás natural do mundo

 

Moto flex ou e etanol?

A Bajaj decidiu apostar numa moto flex, que pode acelerar tanto com etanol como com gasolina – e em qualquer proporção dos dois combustíveis. Esta receita é amplamente difundida no Brasil, mas praticamente uma novidade na Índia.

Publicidade
dominar 160 é a primeira moto bajaj flex

Modelo pode rodar com gasolina ou etanol em qualquer proporção… o que para nós brasileiros não é nenhuma novidade, mas aos indianos, sim

Por lá, a Pulsar 160 já estava preparada para rodar com até 20% de etanol no tanque, assim como outros modelos da marca. Com o novo produto, a marca irá aproveitar a nova política de incentivos do governo local, que está acelerando a popularização de combustíveis alternativos à gasolina. Aliás, até uma XRE 300 a etanol já foi vista no país, ainda em 2023.

Veja também:

 

Publicidade

Como é a Dominar com motor flex

Neste momento, a Bajaj ainda não forneceu detalhes sobre sua primeira moto flex-fuel. Acredita-se que ela preserve as mesmas características da NS 160 a gasolina, inclusive nos itens de série. A principal diferença, claro, está relacionada a adoção de componentes que viabilizem a adoção do novo combustível.

Por enquanto, a Bajaj segue oferecendo apenas a Dominar 160 a gasolina no Brasil. Ainda não há data para lançamento da versão flex por aqui

Com gasolina, o motor de 160 cc entrega 17 cv e 1,4 kgf.m de potência e torque, números que devem ter uma leve alteração ao usar etanol. Por enquanto, ainda não há data para o lançamento oficial do modelo, bem como não há previsão de quando teremos a nova moto Bajaj flex à venda no Brasil.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza