Publicidade
Foto: Freio "margarida"

Foto: Freio "margarida"

Qual a vantagem dos discos de freio ondulados?
Leonardo – Vitoria, ES

R: Esse disco chamado de “margarida” tˆm a finalidade de amenizar o efeito girosc¢pico e melhorar a maneabilidade em baixa velocidade.

Alma Selvagem
Tio Tite, ou melhor, Doctor Tite: sumiu o banner para comprar o documentario Alma Selvagem!
Juntei a grana e agora nÆo consigo achar o site do Alma Selvagem. Minha cidade ‚ pequena, mas vou para BH a cada 15 dias. L  eu encontro em algum lugar?
Nelson – Concei‡Æo do Mato Dentro – MG

Publicidade

R: Vc pode adquirir diretamente no www.almaselvagem.net , ou no site da Livraria Cultura (www.livrariacultura.com.br) ou em breve aqui mesmo no Linha Moto (www.linhamoto.com.br). T  bom?

Cheiro
tite! minha moto (xtz) quando eu “estico” demais nÆo se aguenta o cheiro na roupa e no cabelo fica um cheiro de queimado estrranho o que poderia ser isso/? E mais uma coisa,aqueles “cabo” de velas Iboster que diz q aumenta 1cv na moto ‚ bom?
Juliano – Pinhais – pr

R: Qualquer moto com escape pra cima – sem catalisador – deixa um pouco desse cheiro de gasolina queimada. Nunca testei esse sistema para certificar se funciona mesmo.

Balan‡o
Tite, lendo a coluna “Extreme Bikes” do Leandro Mello, um trecho me chamou a aten‡Æo: “bastava uma pequena ondula‡Æo para a frente chacoalhar bastante”. Venho enfrentando este movimento com minha Bandit 1200N at‚ mesmo nas retas e sem ondula‡Æo, nÆo sei exatamente o nome disso, mas sÆo movimentos pequenos do guidÆo para a direita e para a esquerda, normalmente come‡a ap¢s os 180km/h.  uma caracter¡stica da moto ou do tipo de moto ? A pressÆo dos pneus est  correta e a princ¡pio a moto est  em ordem, pois ‚ praticamente nova (1.500km). Vi no manual que existe uma regulagem de carga da mola e retorno do amortecedor traseiro. Isso poderia ajudar a manter a frente mais est vel? Vocˆ pode me dar uma sugestÆo de regulagem ou algo que minimize ? Pergunto tudo isso porque sei que vocˆ testou algumas Bandits (1200N/650S) e tamb‚m deve ter presenciado algo do gˆnero.
Rodrigo – Sao Paulo

Publicidade

R: O nome disso ‚ shimmy e nÆo tem a ver com a suspensÆo. Pode ser falta de balanceamento na roda dianteira. Em todo caso ‚ bom pensar em um amortecedor de dire‡Æo nessa Banditona!

MVK
Tite voce ja recebeu alguma das motos da marca MVK principalmente a Fenix 200cc e a 150cc Black Star para fazer teste caso voce tenha recebido solicito informa‡oes de motoriza‡ao bem como estabilidade e como a empreza esta no mercado.
Jairo Simäes – Nova Igua‡u – RJ

R: Oi primo, ainda nÆo fiz um teste decente com esses modelos. Tampouco posso atestar sobre a empresa pois tb nÆo conhe‡o.

STX 200
e ai tio blz fui ao tribuna motor show aqui em santos ver as motos da sundown confesso que pelas fotos achei as stx200 uma caca ate vc disse que so ia testar se as motos melhorarem mas vendo de perto e depois de subir nas motos sabia que eu gostei vou comprar minha primeira moto e ate aqueles pedais mais distantes eu gostei conhece algo que eu deveria saber sobre elas antes de gastar ? o pessoal reclama de durabilidade mas o povo adora sabuga as motos ai nao da que me diz sobre stx200?
ricardo – guaruja sp

Publicidade

R: Por enquanto ainda nÆo tenho muito a declarar sobre a STX 200 porque s¢ testei motos novas. J  melhorou muito em rela‡Æo …s primeiras, mas rodei menos de 50 km. Continua vibrando muito e o garupa fica totalmente defumado por causa do escape mal posicionado.

TTR
Tite, Gostei muito da TTR 230, mas ao ver de perto me preocupei com a caracter¡stica do seu chassis – tipo Diamond. Assim, gostaria de sua opiniÆo: ‚ poss¡vel praticar pequenos saltos sem maiores riscos de trincas ou quebra do bloco do motor?
Reinaldo – Rio, RJ

R: Bom, ela foi projetada exatamente pra isso e agentou o centen rio (mais de 100 kg) piloto Leandro Mello em v rios saltos.

Nota
Prezados amigos. adquiri uma kawasaki kdx 200 ano 1990, e fui informado pelo propriet rio anterior que a nota fiscal da moto extraviou. Como fa‡o para comprovar a propriedade da moto se for parado por policiais, quando estiver transportando em cima da carretinha?
marcelo – Belo horizonte

R: Vc precisa solicitar a segunda via da nota fiscal na empresa onde o primeiro dono fez a compra.

Velocidade
Por favor, gostaria de saber qual ‚ a velocidade m xima da hunter 125. 2007.
cesar – sao paulo – sp

R: Fica a¡ em torno de 110 km/h.

Quente
Estou em gov.valadares com temperaturas na media 30 graus a noite , aqui voce nao acredita o que fazem com as motos, as mulheres andam na garupa de lado quando estao de vestidos, aqui as motos trasportam agua gas glp canos de pvc . engates para transporte de materiais (carretinhas) a tambem moto taxi a maioria so anda no acostamento nas estradas inclusive a noite posso enviar fotos caso necessite.
WILSON – SAO PAULO SP

R: E agora que os Valararenses estÆo retornando dos EUA a situa‡Æo pode piorar!

Defeitos
Tite sou mecƒnico de motos e gostaria de saber se na regiÆo de voces acontecem alguns problemas da titan 150 como baixar o nivel de ¢leo em condi‡äes extremas de uso e calor, v rios modelos aqui na regiÆo j  bateram o motor por causa disso, outro problema que acontece com frequencia ‚ a falta de marcha lenta as vezes ocasionada por problemas nas v lvulas.
miguel – Balsas -Ma

R: O que notei h  v rios anos ‚ uma absurda falta de informa‡Æo por parte dos donos de motos. O sujeito lˆ que deve trocar o ¢leo a cada 3.000 km, mas nesse per¡odo NUNCA verifica o n¡vel, achando que o ¢leo nÆo evapora! J  vi casos de motos chegarem na oficina com apenas 180 ml de ¢leo no c rter depois que a anta rodou 7.500 km sem verificar o n¡vel. No per¡odo entre as trocas ‚ preciso verificar o n¡vel porque ‚ normal a perda de ¢leo, ainda mais do jeito que o motociclista lisarbiano roda sempre com o acelerador todo aberto. Quanto …s v lvulas, isso me parece gasolina ruim.  normal encontrar at‚ 60% de  lcool na gasolina.

Tombo
Grande mestre rabugento Tite.Meu lezado primo caiu e foi arrastado por uma pick-up com a minha moto (uma suzuki savage ls 650) e deu uma boa estragada em algumas pe‡as (guidao pedaleiras mala de banco faro seta) mas principalmente o tanque fa‡o- lhe a pergunta compen‡aria mandar reformar o tanque? Fica bom? vaza? intervere em algo de sua originalidade? ou seria mas aconselhavel trocar por um novo?
DOUGLAS – Sao Paulo – SP

R: Primeiro encha esse primo de porrada! Na verdade, se o funileiro for bom o tanque poder  ficar igual ao original, sobretudo dessa moto que nÆo tem pe‡a tÆo f cil de conseguir. Em SP tem ¢timos funileiros!

TW 400
Gostaria de obter maiores informa‡äes sobre a Honda Twuister 400 cc. Quando ela ser  lan‡ada e o pre‡o. Se ela ter  motor igual aos da CB 400 dos anos 80 ou ainda melhor.
Herminio – Ponta Grossa – PR

R: E de onde vc viu essa informa‡Æo sobre a Twister 400? NÆo tem a menor chance!

Motoata
Tite, ajuda na divulga‡Æo a¡: MOTO-PASSEATA PACÖFICA EM 30/JAN CONTRA O AUMENTO NO DPVAT! Ali s, ainda nÆo comprei o DVD pq onde estou morando agora nÆo tem aparelho de dvd pra assistir.. me mudei pra sampa-city h  pouco tempo e j  estou sofrendo com o maravilhoso asfalto daqui. a tecnologia pra criar essas ondula‡äes e buracos no meio de pontes, por exemplo, nÆo existe em nenhum outro lugar do mundo! :-/
Mauricio – Jundia¡ SP

R: T  divulgado!