Publicidade

Nesta segunda-feira, 27 de julho, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Cidadania autuou quatro dos 58 estabelecimentos que comercializam capacetes para motocicletas, visitados durante a “Operação Pegasus”. Na ação, também foi incluída a fiscalização de 4.127 pneus novos para motos, em 48 lojas, que obtiveram 100% de aprovação.

Segundo o superintendente do Ipem, Fabiano Marques de Paula, o “Dia do Motociclista” foi uma escolha estratégica para realizar a operação. “A data é comemorativa, mas precisamos usar nossas ações como alerta para o motociclista. Escolher um capacete certificado pelo Inmetro, é uma das formas de reduzir as estatísticas de acidentes graves e fatais que envolvem os condutores de motos”.

As equipes de Santo André, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, além de São Paulo, verificaram 4.993 capacetes, dos quais 14 foram apreendidos e oito foram interditados. O produto deve trazer na parte de trás o selo Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) e a faixa refletiva obrigatória, além a etiqueta interna costurada na cinta jugular do produto, com as mesmas informações do selo.

Na Grande São Paulo, a loja Primos Aquino Moto Ltda, à rua Oratório, 3.125, em Santo André, apresentou capacetes sem a etiqueta interna costurada na cinta jugular do produto, com informações obrigatórias como dados do fabricante ou importador.

Publicidade

Em lojas na capital paulista também foram encontradas irregularidades. Na Moto Faalp Ltda, à Rua General Osório, 593, centro, foram encontrados capacetes com informações incompletas nas etiquetas internas. A ausência de faixas refletivas na parte traseira de capacetes foi causa de autuação recebida pela Red Baron Comercial Ltda, à Rua Serranos, 386, Jardim Saúde, zona Sul.

Em Limeira, na loja Antonio Carlos Fabri, à Rua Treze de Maio, 640, centro, os fiscais encontraram capacetes sem a certificação do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro).

Semestre – No primeiro semestre deste ano, o Ipem-SP inspecionou 3.622 capacetes, dos quais 66 foram apreendidos por irregularidades. Em 2008, foram fiscalizados 15.225 capacetes e 66 apreendidos. No caso dos pneus para motocicletas, houve 100% de aprovação dos fiscalizados neste ano e em 2008.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 0130522 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidor [email protected].

Publicidade

No site www.ipem.sp.gov.br além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.