Publicidade
Com o pelotão do MotoGP™ a rumar para a última corrida da época, o Grande Prémio Generali da Comunidade Valencia, o motogp.com traz-lhe alguns dados interessantes sobre a prova para lhe despertar ainda mais o interesse.

Com o pelotão do MotoGP™ a rumar para a última corrida da época, o Grande Prémio Generali da Comunidade Valencia, o motogp.com traz-lhe alguns dados interessantes sobre a prova para lhe despertar ainda mais o interesse.

299 – Marc Márquez já conquistou 299 pontos na classe de Moto2™ este ano e uma vitória em Valência dar-lhe-à o recorde de maior total de pontos na categoria intermédia dos Grandes Prémios, uma marca que actualmente é detida por Daijiro Kato, que na época de conquista do ceptro de 250cc, em 2001, somou 322 pontos.

98 – O segundo lugar de Jorge Lorenzo na Austrália foi o 98º pódio do espanhol em Grandes Prémios, o mesmo total que o seis vezes campeão do mundo Jim Redman conquistou ao longo da carreira. Mais um pódio e Lorenzo igualará o total de Loris Capirossi na tabela de pódios de todos os tempos dos GPs.

38 – A vitória de Casey Stoner no Grande Prémio da Austrália foi a sua 38ª na categoria rainha, mais uma que Mike Hailwood. Apenas três pilotos contam com mais triunfos na categoria rainha dos GPs que Stoner: Valentino Rossi com 79, Giacomo Agostini (68) e Mick Doohan (54).

Publicidade

33 anos – No Grande Prémio da Austrália as três classes dos GPs contaram com representação da casa no pódio, com Casey Stoner a vencer a corrida de MotoGP, Anthony West a terminar em segundo na Moto2 e Arthur Sissis em terceiro na Moto3™. A última vez que tal aconteceu foi há 33 anos, no Grande Prémio da Bélgica de 1979 quando Barry Smith venceu a corrida de 125cc, Murray Sayle foi terceiro nas 250cc e Kenny Blake segundo nas 500cc.

16,811 segundos – Pol Espargaró assumiu a liderança da corrida de Moto2 na Austrália na terceira volta e depois dilatou a vantagem em cada volta para terminar com uma diferença de 16,811s. Esta foi a maior margem de vitória na Moto2 desde a introdução da classe no Campeonato do Mundo em 2010.

14 – A vitória de Sandro Cortese no Grande Prémio da Austrália foi o seu 14º pódio em 2012. Isto iguala o recorde de maior número de pódios numa só época da categoria mais baixa dos Grandes Prémios estabelecido por Álvaro Bautista em 2006 e igualado por Nico Terol em 2010, quando terminou o Campeonato em segundo.

11 – Este será o 11º ano consecutivo que Valência recebe a última corrida da temporada – mais nenhum circuito recebeu a última jornada da época de Grandes Prémios por mais vezes. O circuito de Valência tem o nome do piloto espanhol de Grandes Prémios Ricardo Tormo, que venceu o Campeonato do Mundo de 50cc pelo Bultaco em 1978 e 1981. Além das 15 vitórias em GPs das 50cc, ele conquistou ainda 4 triunfos nas 125cc. A sua carreira terminou em 1984 devido a lesões na perna contraídas numa queda durante um teste. Tormo morreu de Leucemia em 1998.

Publicidade

6 – Desde a introdução das 4 tempos de MotoGP, em 2002, a Honda tem sido o construtor mais bem sucedido com seis vitórias em Valência, enquanto Ducati e Yamaha somam dois triunfos cada uma. 5 – No Grande Prémio da Austrália Casey Stoner tornou-se no primeiro piloto da era do MotoGP a qualificar-se na pole position por cinco vezes consecutivas no mesmo circuito. Ele pode igualar este recorde em Valência, onde conquistou a primeira posição da grelha nos últimos quatro anos.

5 – Dani Pedrosa é o piloto mais bem sucedido em Valência com cinco vitórias: duas vezes no MotoGP e outras tantas nas 250cc e uma nas 125cc. Nenhum outro piloto conta com mais que três triunfos em Valência. 4 – A corrida da categoria rainha em Valência foi ganha por espanhóis por quatro vezes:  Sete Gibernau nas 500cc em 2001 com uma Suzuki, Dani Pedrosa no MotoGP em 2007 e 2009, e Jorge Lorenzo em 2010.