Publicidade

Actualize os seus dados estatísticos e fique ao corrente dos mais recentes factos relacionados com a primeira jornada do Campeonato do Mundo de MotoGP™ de 2012.

99 – A Espanha conta com 99 vitórias na categoria intermédia dos Grandes Prémios, 85 delas nas 250cc e 14 na Moto2.

38 – Os grandes rivais Jorge Lorenzo e Dani Pedrosa somam ambos um total de 38 vitórias em todas as categorias dos Grandes Prémios.

25 – Julián Simón celebra o 25º aniversário na terça-feira antes do fim-de-semana do Grande Prémio do Qatar.

Publicidade

19 – O checo Jakub Kornfeil das 125cc celebra o 19º aniversário no domingo do Grande Prémio do Qatar.

13 – A Ducati não soma um pódio há 13 corridas, desde que Valentino Rossi foi terceiro no GP de França do ano passado. Esta é a mais longa sequência de corridas sucessivas para a Ducati sem pódios desde que entraram para a classe de MotoGP no início de 2003.

11 – No domingo do fim-de-semana de corrida no Qatar passarão exactamente 11 anos sobre a primeira corrida do ano de 2001 que teve lugar no circuito de Suzuka, quando Valentino Rossi venceu a corrida de 500cc e deu à Honda a 500ª vitória em todas as classes dos Grandes Prémios.

9 – Esta será a nona vez que se disputa um Grande Prémio em Losail e o quinto sob as luzes artificiais. A Yamaha e a Ducati somam três vitórias de MotoGP cada uma no Circuito Internacional de Losail. A vitória de Casey Stoner no ano passado foi a segunda da Honda no MotoGP no Qatar.

Publicidade

8 – Oito dos pilotos da lista de inscritos de MotoGP correram na era das 990cc: Casey Stoner, Colin Edwards, Randy de Puniet, Iván Silva, Dani Pedrosa, Valentino Rossi, Nicky Hayden e James Ellison.

8 – Os pilotos Honda qualificaram-se na pole nas últimas oito corridas de MotoGP. Esta é a mais longa sequência de poles consecutivas por parte de qualquer construtor na era das 4-tempos de MotoGP.

7 – Sete pilotos da grelha do MotoGP para o Qatar já venceram corridas de Grandes Prémios no traçado de Losail: Héctor Barberá – 250cc em 2009, Álvaro Bautista – 125cc em 2006, Stefan Bradl – Moto2 em 2011, Jorge Lorenzo – duas vezes nas 250cc e uma nas 125cc, Mattia Pasini – 250cc em 2008, Valentino Rossi – três vezes no MotoGP, e Casey Stoner – quatro vezes no MotoGP e uma nas 250cc.

5 – No domingo do fim-de-semana de corridas no Qatar passarão exactamente cinco anos desde que Casey Stoner partiu da pole no GP do Qatar de 2006, naquela que foi apenas a segunda corrida da carreira na categoria rainha e aos comandos de uma Honda satélite.

Publicidade

5 – Apenas cinco pilotos diferentes terminaram no pódio no Qatar na classe de MotoGP ao longo dos últimos cinco anos: Casey Stoner e Jorge Lorenzo cada um deles quatro vezes; Dani Pedrosa e Valentino Rossi três vezes; e Andrea Dovizioso por uma só vez.

4 – Os pilotos Honda venceram as últimas quatro corridas consecutivas do MotoGP. Se esta sequência for dilatada com um triunfo Honda no Qatar será a mais longa sequência de vitórias consecutivas da marca nipónica no MotoGP desde 2003.

3 – Casey Stoner conquistou a pole para a corrida de MotoGP no Qatar nos últimos três anos