Publicidade

995,5 – Após o sexto posto conquistado no Grande Prémio da Austrália, o total de pontos da carreira de Nico Terol é de 995,5. Um resultado nos 11 primeiros na Malásia fará com que seja apenas o sexto piloto a atingir a marca de 1000 pontos na classe de 125cc. Os outros pilotos a terem atingido tal feito são: Noboru Ueda, Kazuto Sakata, Angel Nieto, Fausto Gresini e Jorge Martinez.

380 – A Honda conquistou o título de Construtores de MotoGP no Grande Prémio da Austrália; o 13º da marca na categoria rainha. Com duas corridas ainda por disputar esta época a Honda soma já 380 pontos na tabela de Construtores e é bem possível que exceda o anterior máximo de pontos na tabela de Construtores de MotoGP que foi estabelecido pela Yamaha no ano passado com 404 pontos.

58 – A vitória de Casey Stoner na Austrália representou o 58º pódio do piloto na classe de MotoGP, o mesmo número de pódios atingido por Randy Mamola durante a sua carreira. Apenas cinco pilotos terminaram no pódio mais vezes que Stoner na categoria rainha: Valentino Rossi, Mick Doohan, Giacomo Agostini, Eddie Lawson e Wayne Rainey.

32 – O triunfo de Casey Stoner na Austrália foi o seu 32º na classe de MotoGP. Isto representa mais uma vitória que Eddie Lawson ao longo da sua carreira na categoria rainha e coloca Stoner no quinto posto da tabela de vencedores de todos os tempos, depois de Valentino Rossi, Giacomo Agostini, Mick Doohan e Mike Hailwood.

Publicidade

25 – Após o Grande Prémio da Austrália Nico Terol conta com uma vantagem de 25 pontos na frente da classificação sobre o rival Johann Zarco, o que dá a Terol a possibilidade de conquistar o ceptro em Sepang. A única forma de Zarco impedir que Terol conquiste o ceptro no GP da Malásia é terminando a corrida à frente do espanhol. Se ambos os pilotos não terminarem a corrida Terol é coroado Campeão devido ao maior número de vitórias conquistada este ano.

20 – O piloto malaio de 125cc Zulfahmi Khairuddin vai celebrar o 20º aniversário um dia antes do início dos treinos com vista ao seu Grande Prémio caseiro em Sepang.

14 – A vitória de Sandro Cortese na Austrália foi a 14ª da Aprilia este ano nas 125cc. Isto iguala o actual recorde de triunfos numa época de 125cc por parte de um construtor; um recorde estabelecido pela própria Aprilia em 2007 e igualado em 2009.

11 – No Grande Prémio da Austrália Casey Stoner assinou a sétima pole do ano. Só por uma vez um piloto consegui mais poles numa só época da categoria rainha –Mick Doohan partiu da pole por 11 vezes nas 500cc em 1997.

Publicidade

10 – No primeiro dia de treinos em Sepang passam dez anos sobre a vitória de Daijiro Kato na corrida de 250cc em Sepang e que lhe valeu o título mundial.

3 – À chegada à Malásia Stefan Bradl conta com três pontos de margem na frente da classificação do Campeonato do Mundo de Moto2 e pode reclamar o título em Sepang. Para o conseguir Bradl terá de vencer a corrida e esperar que Marc Márquez some menos que três pontos.

2 – Sepang é um de apenas dois dos actuais circuitos onde a Honda não conquistou uma vitória durante a era das 800cc de MotoGP; o outro é Assen. A última vez que a Honda venceu em Sepang foi com Valentino Rossi em 2003.

2 – Sepang é de apenas dois dos actuais circuitos onde Casey Stoner nunca partiu da pole; o outro é o Estoril.

Publicidade