Publicidade

Os números dos Grandes Prémios em Brno

Uma selecção dos principais números antes do Cardion AB Grande Prémio da República Checa.

2013 – O nono lugar de Dani Pedrosa em Donington elevou o total de pontos da sua carreira para 2013, tornando-se assim no espanhol com mais pontos somados em Grandes Prémios, com apenas mais um que Alex Crivillé.

159 – Valentino Rossi e Giacomo Agostini são os dois pilotos com mais pódios em todas as classes de Grande Prémio, cada um com 159 pódios.

Publicidade

149 – A 11ª posição de Loris Capirossi em Donington foi a 149ª vez que terminou nos pontos na categoria rainha. Apenas dois pilotos contam com mais resultados nos pontos no MotoGP – Carlos Checa, com 150, e Alex Barros, com 195.

99 -O terceiro lugar de Loris Capirossi no ano passado em Brno foi a 99ª que esteve no pódio em Grandes Prémios. Ele ainda espera tornar-se num dos apenas sete pilotos a contarem com um total de 100 pódios em Grandes Prémios.

57 anos – O dia da corrida em Brno marca o 57º aniversário do Grande Prémio do Ulster de 1952, prova em que Ken Kavanagh ganhou a corrida de 350cc para se tornar no primeiro australiano a vencer um Grande Prémio.

28 – Apesar dos dois pilotos de fábrica da Yamaha terem caído em Donington, Colin Edwards aumentou o total de pódios da marca no MotoGP. A Yamaha teve pelo menos um piloto nos três primeiros nas últimas 28 corridas, uma sequência que começou na primeira corrida do ano passado no Qatar. Esta é a mais longa sequência de pódios sucessivos para a Yamaha desde que conseguiram 40 resultados consecutivos nos três primeiros durante as épocas de 1989, 90 e 91.

Publicidade

28 anos – No dia da corrida de Brno passam exactamente 28 anos desde que um piloto britânico venceu um GP pela primeira vez; o feito foi da autoria de Barry Sheene no Grande Prémio da Suécia de 1981, em Anderstorp.

24 – Mattia Pasini celebra o 24º aniversário no dia antes do início dos treinos em Brno.

16 – O mais jovem piloto a tempo inteiro nas 125cc, Jonas Folger, celebra 16 anos no dia antes do início dos treinos do Cardion AB Grande Prémio da República Checa.

15.004 segundos – A margem de vitória de Valentino Rossi no GP checo do ano passado é a maior de sempre no seco desde o início da era das 4 tempos de MotoGP.

Publicidade

11 – O segundo lugar de Colin Edwards em Donington foi a 11ª vez que terminou no pódio desde que se estreou nos Grandes Prémios no Japão, em 2003. Isto faz com que seja o piloto com mais pódios na categoria rainha sem nunca ter ganho uma corrida.

11 – A Aprilia venceu as últimas 11 corridas na classe de 125cc – a mais longa sequência de triunfos da marca.

2 – A Honda venceu duas das três corridas do Grande Prémio de Inglaterra. A última vez que a Honda ganhou duas corridas num Grande Prémio foi em Portugal, em 2006, quando Toni Elias venceu no MotoGP e Andrea Dovizioso nas 250cc.