Publicidade

Fluorescentes compactas eletr“nicas – Vocˆ sabe tudo sobre as lƒmpadas economizadoras de energia ou ainda tem algumas d£vidas? A OSRAM desmistifica os setes mitos sobre esse produto que conquistou a preferˆncia do consumidor

As lƒmpadas economizadoras de energia… 1) … Demoram muito tempo para atingir sua capacidade m xima

Essa afirma‡Æo nÆo se aplica …s lƒmpadas economizadoras de energia, ou Energy Saving, que sÆo patenteadas com a tecnologia Quick Start. Essa fun‡Æo assegura que os r pidos acendimentos desenvolvam duas vezes mais luz do que quando elas sÆo ligadas por interruptores comuns. A associa‡Æo dos consumidores da Alemanha, Stiftung Warentest, as testou em Janeiro de 2006 e relatou que elas alcan‡am sua m xima capacidade de ilumina‡Æo em um curto espa‡o de tempo.

2) … Produzem uma luz fria. O quÆo quente ou fria pode ser uma lƒmpada depende da temperatura de cor dela (tonalidade de luz), que ‚ medida em Kelvin. Uma luz branca padrÆo produz cerca de 2.700 K. Tipos especiais com diferentes temperaturas de cor, que vÆo desde o branco padrÆo at‚ o branco luz do dia, tamb‚m sÆo encontradas:

Publicidade

Branca morna at‚ 3.300K
Branca neutra 3.300K < T < 5.000K
Branca fria maior que 6.000K

Uma luz com 2.700 K ‚ similar … de uma lƒmpada incandescente comum, entÆo torna-se ideal para o uso em residˆncias.

3 ) … SÆo muito mais caras que as lƒmpadas comuns.
O pre‡o de compra de uma lƒmpada comum ‚ certamente mais baixo que de uma lƒmpada Energy Saving, mas como a segunda consome menos eletricidade acaba se tornando mais barata em um longo per¡odo de uso. Uma lƒmpada comum de 100W custa menos de R$ 2 ,00, enquanto que uma lƒmpada Energy Saving, com brilho semelhante (20W) pode custar at‚ R$ 9 ,00.

As lƒmpadas Energy Saving podem alcan‡ar cerca de 15 mil horas de vida £til; as lƒmpadas incandescentes comuns alcan‡am apenas mil horas. Nesse caso seriam necess rias seis lƒmpadas comuns, que deveriam ser trocadas uma ap¢s a outra, para proporcionar o mesmo tempo de vida £til de uma £nica lƒmpada Energy Saving.

Publicidade

4) … SÆo todas tubulares – As lƒmpadas Energy saving nÆo existem apenas nos modelos tubulares e compactos, mas tamb‚m em formatos semelhantes …s lƒmpadas comuns. Quando a primeira lƒmpada Energy Saving foi desenvolvida, h  22 anos atr s, elas eram tubulares, longas e largas. Hoje elas podem ser encontradas em diferentes modelos e tamanhos.

5) … NÆo se encaixam em todas as lumin rias.
Existem formatos que sÆo exatamente como os das lƒmpadas incandescentes e at‚ no formato espiral, permitindo sua coloca‡Æo em espa‡os mais compactos .

6) … Devem ser deixadas o tempo todo ligadas, pois ‚ mais aconselh vel do que realizar diversos acendimentos.

A vida £til de uma lƒmpada compacta esta relacionada ao numero de acendimentos, quanto mais vezes ao longo do dia maior o desgaste. Do ponto de vista pr tico, se considerarmos at‚ 8 acendimentos por dia, usu rio alcancar  a vida £til declarada. Se formos ver uma residˆncia, isto ocorre na maioria dos casos em uma frequˆncia muito menor, o que nÆo danifica a lƒmpada. Se nÆo utilizar o espa‡o por um per¡odo superior a 15 min, desligue e economize energia.

Publicidade

7) … Cintilam. O sistema opera‡Æo da lƒmpada impede que isso ocorra, portanto nÆo h  cintiliza‡Æo.