Publicidade

Dentro do Ciclo de Palestras sobre Moto Turismo chega a vez do experiente motociclista Raphael Karan apresentar o “Projeto 5 Continentes – Uma Viagem de Descobertas Pelos Confins da Terra”, evento que acontecerá no dia 6 de junho às 19h30 no auditório Dr. Alberto José Ismael (Casa dos Contabilistas), em S.J. Rio Preto-SP, encerrando assim o 1º Ciclo de Palestras sobre Moto Turismo. No dia seguinte (7) à partir das 9h, haverá uma manhã de fotos e autógrafos de Raphael Karan na empresa 100% Confecções.

Raphael Karan

Raphael Karan

Depois de ler o artigo sobre um colombiano que havia deixado família, trabalho e carreira, montado numa pequena motocicleta e partido para uma volta ao mundo, o então adolescente Raphael Karan começou a alimentar um sonho: conhecer o mundo.

Já adulto, após ser demitido da função de administrador, Raphael decidiu dar o primeiro passo e se lançou em uma viagem de moto pela Europa. Tomou gosto pelo asfalto e pela sensação de liberdade que a moto oferece e partiu para o objetivo de conhecer os cinco continentes.

Publicidade

Batizada de Projeto 5 Continentes, essa jornada foi lançada agora em forma de livro, de o mesmo título, com 336 páginas, (Editora RV – Richard Veiga) e a narrativa ricamente ilustrada com 120 fotos não se limita a uma viagem de moto, nem a roteiros turísticos mas sim nas experiências vividas durante oito anos com aborígenes australianos, hospitaleiros iranianos, místicos sadhus indianos e despossuídos africanos subsaarianos. Usando uma linguagem simples e divertida, como é a própria personalidade do palestrante Raphael Karan, ele envolve o leitor em sua longa viagem de descobrimento.

Além de revelar detalhes como as dificuldades enfrentadas nas burocráticas fronteiras, ou a forma como desmontava, embalava e montava de novo suas motos a cada embarque de avião ou navio. “Uma das minhas preocupações neste livro foi propor uma reflexão também sobre os aspectos sociais de cada uma das civilizações por onde passei, sem deixar de mencionar as causas e os efeitos das muitas intervenções estrangeiras a esses povos”, explica Raphael, que rodou mais de 160.000 quilômetros pelo Oriente Médio, Ásia, África, América do Sul, Central e do Norte, Europa e Oceania.

Capaz de agradar tanto aos motociclistas quanto aqueles que nunca chegaram perto de uma moto, o livro Projeto 5 Continentes – Uma Viagem de Descobertas Pelos Confins da Terra, tem tudo para prender o leitor desde o primeiro parágrafo. Com prefácio do piloto de rali André Azevedo e edição de texto do jornalista especializado Geraldo Tite Simões, o livro estará disponível na loja 100% Confecções, em S.J. Rio Preto-SP.

O Ciclo de Palestras sobre Moto Turismo é um projeto que visa incentivar motociclistas a planejar e executar grandes viagens. As palestras são apresentadas por motociclistas experientes, todos com diversas viagens internacionais em seus currículos. Os convites gratuitos podem ser retirados nos seguintes locais em S. J. Rio Preto:

Publicidade

– 100% Confecções – Rua General Glicério, 3540
Oficina Piaggio –  Rua Coronel Spínula de Castro, 5204
Suzuki – Benaz – Av. Bady Bassitt, 5245
BMW – Eurobike – Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 3600