Publicidade
Instalação tipo engate rápido. Sem cortes ou gambiarras.

Instalação tipo engate rápido. Sem cortes ou gambiarras.

Instalar um sistema de escape de desempenho é apenas parte do processo de melhoria de desempenho de uma moto seja ela custom ou esportiva. Para fazer com que o novo escapamento não trabalhe em desalinho com o motor você precisa de gestão de combustível. A Vance & Hines fabrica o Fuelpak que colocamos numa Harley 883.

Normalmente escapamentos mais abertos ou alterados, diferentes do projeto original, acabam por fazer com que o motor trabalhe mais solto, mas desalinhado com o sistema de injeção e assim consome mais. A grande maioria reclama que  após a instalação de um novo escapamento o consumo da moto vai às alturas. Mas ter um ronco bonito na moto e um melhor desempenho não pode custar uma fortuna em combustível, principalmente no preço que a nossa gasolina está.

Publicidade

O seu sistema de injeção de combustível vem equipado de fábrica com um ECU (Unidade de Controle Eletrônico) e está programado para fornecer combustível para o motor com base em uma proporção ar/combustível dimensionados para filtro de ar e sistema de escape pré-definidos no projeto de fábrica. O ECU ajusta a mistura em razão de fatores ambientais, tais como humidade, temperatura e altitude, mas não conseguirá ajustar-se após alterações mecânicas, como, por exemplo, a inclusão de peças de alto desempenho. O escapamento esportivo é uma delas. Na verdade o sensor de oxigênio não tem o alcance necessário para corrigir a diferença, que fica fora de sua faixa de trabalho.

Módulo programável fica entre a ECU e os bicos de injeção, ela altera os tempos dos pulsos ao solenóide

Módulo programável fica entre a ECU e os bicos de injeção, ela altera os tempos dos pulsos ao solenóide

 

Publicidade

Quando você instala um escape diferente do que veio na configuração original, o fluxo de ar muda e assim irá precisar também de um sistema de gestão de combustível que ajuste a razão ar/combustível para o fluxo e pressão difererntes para o motor. Este sistema de gestão de combustível ajuda a realizar uma combinação perfeita com o sistema de exaustão. Você muda toda curva de alimentação adicionando ou subtraindo pontos porcentuais sobre o mapa original da moto. Para isso o sistema deve ser cnectado à ECU original.

O sistema vem com vários mapas de mapas de injeção de combustível com foco nas marcas mais populares.

O sistema vem com vários mapas de mapas de injeção de combustível com foco nas marcas mais populares.

Na ilustração, a linha cinza indica como a ECU vê a necessidade de combustível e controla a injeção de forma que ela se mantém no ponto ideal, com o escape original.
A linha vermelha mostra como a ECU vê a necessidade de combustível com o escapamento esportivo instalado e sistema original da ECU. Ela corrige um “erro” que não existe na realidade, porque o sensor de oxigênio deixou de passar a informação correta, indicando muita falta de combustível.

Publicidade
O sistema vem com vários mapas de mapas de injeção de combustível com foco nas marcas mais populares.

O sistema vem com vários mapas de injeção de combustível prontos para as marcas e escapaentos mais populares da V&H

Quando você instala um escape dimensionado ocorrem mudanças no fluxo e pressão de forma que o ajuste automático para mudanças atmosfericas, passa a não funcionar direito. Tentando compensar esse “erro” inexistente a ECU manda um excesso de combustível, o que gera o alto consumo.
A linha pontilhada branca reflete a proporção da mistura de ar/combustível da linha de base e onde deve ser para melhor eficiência. Levemente mais rica que a original, para melhor aceleração e resposta do acelerador. A poporção ar/combustível para a queima total da mistura, sem álcool é da ordem de 14 partes de ar para uma de gasolina, com álcool essa proporção tem que levar mais combustível. Esse tipo de sistema, como o da Vance&Hines (fuelpack) e o mais conhecido “power commander” vendido no Brasil pela Máxima performance e serviços, permitem corrigir o mapa de injeção da sua moto, seja ela para competição ou uma custom como essa que instalamos o Fuelpack.

A instalação do Fuelpak é basicamente uma divertida ação de montagem, sem cortes ou gambiarras. Com a ignição ligada, digite os valores para o seu mapa específico diretamente no Fuelpak e calibre o TPS (sensor de posição do acelerador). Ao final desligue a ignição, feche a tampa e você está pronto para rodar (tem todos os tutoriais no site, em vídeo).

A gente percebe, após a instalação, que ele foi concebido para uma montagem simples e para ser usado da forma mais simples possível.  O sistema conecta-se diretamente ao chicote de fábrica e a ECU usando uma conexão de engate rápido e conectores estilo OEM para ficar bem presa à sua moto. Além do mais ele é bem discreto e se adéqua facilmente na moto. O interessante é perceber o quanto a resposta do acelerador melhora sem interferir no consumo de combustível.

Instalado na H-D 883 Sportster. Melhor desempenho e resposta com um consumo aceitável.

Instalado na H-D 883 Sportster. Melhor desempenho e resposta com um consumo aceitável.

No sistema testado na H-D 883 Sportster, a autonomia ficou em 160km quando acendeu a luz da reserva. Um resultado muito bom tomando como base todas as alterações de escapamento, pneus e aros de outra moto, no caso, rodas de uma H-D Fat Boy.

Você poderá, a qualquer tempo, remover o equipamento da moto e recolocar o escape original que a ECU (vinda de fábrica) fará o restante, trazendo a moto para as configurações originais de fábrica. Não há a necessidade de utilizar notebooks e muito menos de se utilizar um dinamômetro. É instalar, apertar alguns botões na sequência mapeada para a sua moto (fornecida no site do fabricante) e pegar a estrada. A sensação é uma aceleração bem mais gostosa e respostas bem melhores e mais rápidas sem aumentar o consumo de combustível de forma exorbitante, como normalmente acontece.

O Fuelpak tem preço sugerido de US$ 289,00 no site oficial

Saiba mais  – Acesse o site http://www.fuelpakfi.com

Luís Sucupira
Motociclista desde os 18 anos. Jornalista e apaixonado por motos desde que nasceu.