Publicidade

 Uma nova parceria, criada para aumentar a eficiência das operações de ônibus urbanos no México, no Brasil e na Índia, foi anunciada pela FedEx Corp. e pelo EMBARQ, centro para o transporte sustentável do World Resources Institute. 

“Graças ao generoso suporte financeiro e técnico da FedEx, algumas das maiores cidades do mundo poderão melhorar seus sistemas de transporte público, fundamentais nestes tempos de urbanização acelerada”, diz Holger Dalkmann, diretor da EMBARQ. “Especialmente em cidades em desenvolvimento, o segredo para ampliar o transporte sustentável está em adaptar-se ao crescimento local e na cooperação entre os setores privado, público e sem fins lucrativos na busca de novas soluções.”

A FedEx investirá 1,4 milhão de dólares em dois anos para que a EMBARQ possa levar seu conhecimento técnico em transporte sustentável a projetos destinados a aumentar a qualidade de vida nas cidades. Essa concessão é uma continuação da bem-sucedida parceria entre a FedEx e o Centro para o Transporte Sustentável da EMBARQ no México (CTS-EMBARQ México), iniciada em fevereiro de 2010 com uma doação de 500.000 dólares, investidos na modernização das operações do metrobus na Cidade do México.                       

“Estamos felizes em ampliar nosso trabalho com a EMBARQ e com a oportunidade de atuar não apenas no México, mas também no Brasil e na Índia, duas das economias de maior crescimento do mundo”, analisa Mitch Jackson, vice-presidente de Assuntos Ambientais e Sustentabilidade da FedEx. “Temos muito conhecimento para compartilhar. A FedEx transporta pacotes e a EMBARQ ajuda cidades a transportarem pessoas. Como empresa, a FedEx vê os benefícios provenientes de rotas mais bem desenhadas e eficientes, e de combustíveis e veículos menos poluentes. Mas e se os operadores de ônibus e passageiros pudessem desfrutar desses mesmos benefícios? Teríamos viagens mais rápidas, ruas mais seguras e ar mais limpo. É disso que se trata a nossa parceria.”

Publicidade

Por meio de workshops, visitas de campo e consultoria direta, os técnicos de transporte da EMBARQ e os especialistas globais da FedEx se unirão para dar suporte a cidades em desenvolvimento em áreas como tecnologias energéticas e veiculares, gestão de frota e sistemas de informações ao usuário em tempo real. E mais: para evitar ferimentos e mortes resultantes de acidentes de trânsito no México, o projeto treinará centenas de motoristas de ônibus em princípios fundamentais de segurança.

“Segurança é uma de nossas maiores prioridades, pois temos centenas de veículos rodando no México e milhares no mundo”, pondera o vice-presidente de Veículos Globais da FedEx Express, Dennis Beal. “É importante que todos os usuários de estradas e vias estejam protegidos.”

Na Índia, a EMBARQ e a FedEx ampliarão a capacidade técnica das agências de transporte urbano para que elas organizem seus sistemas de ônibus, fazendo recomendações em áreas como manutenção e compra de veículos, e tecnologia veicular, além de coleta e gestão de dados.

“A consultoria da FedEx será de grande ajuda para que os envolvidos na Índia – de operadores de ônibus a técnicos governamentais – entendam o quanto sistemas baseados em ônibus podem contribuir para amenizar problemas de mobilidade, entre os quais, congestionamentos, poluição do ar e falta de segurança nas estradas”, declara Madhav Pai, diretor da EMBARQ na Índia.

Publicidade

No Brasil, os urbanistas e planejadores de transporte estão trabalhando a todo vapor para aprimorar a infraestrutura urbana, a fim de recepcionar os milhões de visitantes que virão ao país prestigiar a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

A FedEx trabalhará com a equipe de Pesquisa e Prática da EMBARQ para criar um sistema de suporte à  decisão para ajudar as cidades brasileiras a escolherem o melhor combustível e tecnologias veiculares para novos sistemas de transporte, com base em seu custo-benefício e vantagens ambientais.

Por fim, a EMBARQ e a FedEx lançaram também a Bolsa EMBARQ-FedEx, programa de dois anos destinado a proporcionar a alguns dos funcionários mais promissores da EMBARQ no México, no Brasil e na Índia as ferramentas e o conhecimento necessários para que eles façam  a diferença em suas cidades. Os bolsistas passaram recentemente por um curso de 10 dias na matriz da FedEx, em Memphis, Tennessee, onde receberam treinamentos técnico e de liderança, ministrados por funcionários seniores da FedEx. Os bolsistas retornaram aos seus países, onde aplicarão os conhecimentos adquiridos para aprimorar as atividades patrocinadas pela EMBARQ e pela FedEx, que incluem treinamentos, pesquisa e projetos de transporte terrestre sustentável.

Sobre a FedEx
A FedEx Corp. (NYSE: FDX) provê para clientes e empresas do mundo todo uma ampla carteira de serviços de transporte, comércio eletrônico e entregas. A empresa, cujas receitas anuais somam US$41 bilhões, oferece aplicações comerciais integradas através de empresas operadoras que atuam coletivamente e que são administradas de forma colaborativa sob a respeitada marca FedEx. Classificada mais de uma vez entre os empregadores mais admirados e dignos de confiança do mundo, a FedEx inspira seus mais de 290.000 funcionários e prestadores de serviços a permanecerem “absoluta e positivamente” concentrados na segurança, nas mais estritas normas de ética e profissionalismo, e nas necessidades dos clientes e das comunidades onde operam. Para obter mais informações visite news.fedex.com.

Publicidade