Publicidade

O Rally Paris-Dakar, a maior e mais perigosa competi‡Æo off road do mundo, ter  um n£mero recorde de participantes na edi‡Æo 2004, com 607 inscritos entre motos, carros, caminhäes, quadriciclos e ve¡culos de assistˆncia.

O recorde anterior ‚ de 1988, com 603 participantes. A largada ser  em Clermont Ferrand, na Fran‡a, no dia 1o de janeiro, e a chegada est  prevista para o dia 18 nas praias de Dakar. Pilotos de mais de 30 nacionalidades estarÆo percorrendo 11.090 quil“metros por sete pa¡ses da Europa e µfrica: Fran‡a, Espanha, Marrocos, Mauritƒnia, Mali, Burkina Fasso e Senegal. Entre os inscritos est  a equipe Petrobras Lubrax, formada por Andr‚ Azevedo, Jean Azevedo, Klever Kolberg e Lourival Roldan, £nica representante do Brasil na competi‡Æo. Eles embarcarÆo para a Europa no dia 25 de dezembro.

Pela primeira vez na hist¢ria o time brasileiro correr  com chances reais de conquistar resultados in‚ditos na classifica‡Æo geral em motos e caminhäes. Jean Azevedo vai usar uma motocicleta KTM semi-oficial de 700 cm3, mais potente que a utilizada na edi‡Æo 2003, quando foi bicampeÆo da categoria Production e quinto na geral. O paulista de 29 anos estar  correndo na categoria Super Production, onde a prepara‡Æo e a manuten‡Æo sÆo praticamente ilimitadas.

Andr‚ Azevedo, com um caminhÆo Tatra foi vice-campeÆo na geral no £ltimo Dakar ao lado dos checos Tomas Tomecek e Mira Martinec: ele espera pelo menos repetir o excelente resultado da edi‡Æo passada.

Publicidade

O Mitsubishi Pajero Full da equipe Petrobras Lubrax, embora seja o ve¡culo que mais recebe investimentos para desenvolvimento, est  fora da briga pelas primeiras coloca‡äes na classifica‡Æo geral. “As equipes de f brica tˆm investido milhäes e milhäes de d¢lares na constru‡Æo de carros super-preparados e a¡ a briga ‚ desleal. Se o nosso Pajero custa 300 mil d¢lares, um carro de ponta custa dez vezes mais”, comparou Kolberg. Ele pretende melhorar o bom resultado do Dakar 2003, quando terminou em terceiro na categoria Super Production Diesel, que em 2004 ter  62 concorrentes.

A Petrobras Lubrax ‚ a £nica equipe do mundo inscrita nas trˆs categorias: carro, moto e caminhÆo. E tamb‚m entrou para a hist¢ria na chegada do Paris-Dakar 2003 quando subiu ao p¢dio trˆs vezes simultaneamente. O Dakar 2003 come‡ou em Marselha, na Fran‡a, e terminou em Sharm El Sheikh, no Egito.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Eurofarma, Planac Inform tica, Mitsubishi Koala, Mercedes-Benz Caminhäes, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promo‡äes.