Publicidade

Depois de um pr¢logo para 75 000 pessoas em Marselha e uma etapa cronometrada na regiÆo de Narbonne na Fran‡a, a caravana do Rally Paris Dakar 2003 chega nesta sexta feira … Espanha para o £ltimo trecho contra o rel¢gio em territ¢rio europeu.

A prova ser  a mais curta desta edi‡Æo, com apenas oito quil“metros na praia de Castellon; depois os participantes seguem para a Valencia onde embarcarÆo os ve¡culos em navios para a µfrica. A viagem ser  longa, com um dia e duas noites de dura‡Æo.

Ap¢s a chegada … Tun¡sia, o primeiro pa¡s africano, a situa‡Æo fica “s‚ria”, como costuma definir o diretor da competi‡Æo, Hubert Auriol. As etapas curtas na Fran‡a e Espanha que servem de atra‡Æo para o p£blico, darÆo lugar … parte mais temida pelos pilotos, o deserto do Saara. Al‚m da Tun¡sia, o Dakar passar  pela L¡bia e terminar  dia 19 de janeiro na cidade de Sharm El Sheikh no Egito. Neste ano a quilometragem total soma 8.552 quil“metros, sendo 7.179 s¢ na µfrica. Dos 490 ve¡culos que largaram de Marselha na quarta-feira … noite, o maior n£mero dos £ltimos 15 anos, resta saber quantos conseguirÆo resistir …s armadilhas do Saara.

Jean Azevedo com uma moto KTM 660 prefere guardar as energias; na etapa desta quinta-feira, entre Narbonne e Castellon, com 43 quil“metros cronometrados, o brasileiro foi cauteloso. Na classifica‡Æo geral ele ficou em 26o lugar e d‚cimo na categoria Production com o tempo de 45m38s. “A motocicleta ‚ bem diferente do equipamento que venci o Rally dos Sertäes 2002 a KTM 520”, comparou. A moto do Dakar pesa 200 quilos com os tanques cheios, contra 140 do modelo usado no Brasil. Na geral das motos o vencedor foi o francˆs Richard Sainct, bicampeÆo do Dakar em 99 e 2000, que marcou 41m40s.

Publicidade

Nos carros, Klever Kolberg e Lourival Roldan de Mitsubishi Pajero Full, ficaram em 18o na geral com 43m35s e quarto lugar na categoria Super Production Diesel. Stephane Peterhansel, seis vezes campeÆo do Dakar de moto e hoje piloto de carro, ganhou a etapa com o novo Mitsubishi Pajero Evolution com 38m48s. Nos caminhäes, Andr‚ Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec de Tatra, campeäes do pr¢logo de quarta-feira … noite, ficaram na 7a coloca‡Æo com 53m54s. O vencedor foi o holandˆs Johannes De Rooy com 51m28s.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patroc¡nio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli e apoio da Controlsat Monitoramento Via Sat‚lite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, IBM, Planac Inform tica, Nera Telecomunica‡äes, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Sadia, Dakar Promo‡äes, Vista Cria‡äes Gr ficas, Adventure Gears, Kodak Professional e Mercedes-Benz Caminhäes.