Publicidade

O BMW GS Trophy tem muitas faces. A grosso modo, é uma espécie de rali exclusivo para clientes da marca e pensado para viver ‘o espírito GS’; para a empresa, é uma grande ação de relacionamento; aos participantes, a oportunidade de enfrentar desafios, estabelecer limites e fazer amizades.

E para mim foi uma chance de sentir na pele como é acompanhar de perto tudo isto, do ponto de vista de um convidado. Foi assim que participamos de uma ação promocional destinada para a imprensa, realizada na semana passada, nas vésperas da primeira etapa classificatória do GS Trophy 2022.

bmw gs trophy 2022 - etapa sudeste

Saiba como é participar do GS Trophy, evento para fãs e clientes da BMW. Se curtir, veja como é o processo para se inscrever

 

Publicidade

O que é o GS Trophy 2022

Antes de falar sobre como é participar do evento, vamos às apresentações. O GS Trophy é um evento off-road criado para provar a aptidão off road das motos BMW e proporcionar aos seus clientes uma grande aventura em torno do espírito GS.

Por isso, os participantes precisam estar preparados para trabalhar em equipe, por à prova sua resistência física, mostrar sua perícia na pilotagem e conhecimento em torno da família de aventureiras da marca.

bmw gs trophy - o que é

O GS Trophy é uma espécie de rali, no qual equipes de diferentes países representam as suas nações. Aos fãs de aventura e clientes da marca, é uma espécie de ‘Copa do Mundo da BMW’

Assim, o GS Trophy é um grande evento de nível global, onde cada país é representado por uma pequena equipe de motociclistas (pilotos não-profissionais) locais. A próxima edição será na Albânia, em 2022.

Publicidade

Para montar a seleção nacional ocorrem etapas qualificatórias locais, e foi em uma delas que nós aceleramos. No Brasil, há três provas regionais (Sudeste, Centro-Oeste e Sul), das quais os 20 melhores pilotos avançam à fase nacional, em novembro, em Amparo (SP). Os vencedores dela nos representam na Europa no ano que vem.

Em alguns obstáculos é preciso pensar e agir coletivamente. Segundo a marca, isto também reflete o ‘espírito GS’

 

Como participar do BMW GS Trophy

Se você quiser participar do GS Trophy Brasil, saiba que ainda dá tempo de se inscrever na etapa Centro-Oeste. Para isto, entre outras coisas, é preciso ter na garagem uma BMW GS com 650 cilindradas ou mais – saiba mais aqui.

Publicidade

Etapas do BMW GS Trophy 2022

Qualificatórias Data Local
Qualificatória #1 09 e 10 de outubro Região Sudeste – Elias Fausto – SP
Qualificatória #2 23 e 24 de outubro Região Centro-Oeste – Brasília – DF
Classificatória #3 06 e 07 de novembro Região Sul – Quatro Barras – PR
Final Brasil 20 e 21 de novembro Região Sudeste – Amparo – SP
Final Mundial Verão (entre junho e setembro) de 2022 Albânia

Veja também:

A BMW GS tem uma história gloriosa em competições off-road. Ela surgiu nos anos 1980 para frear o avanço das japonesas e deu certo. Só no Dakar foram 6 conquistas (com motos de dois e um cilindro)

 

Suor, obstáculos e saudades da academia: o que tem no evento BMW

Nós integramos a qualificatória da Região Sudeste, que aconteceu no Circuito Panamericano, em Elias Fausto (SP). Feitas as apresentações, vamos às sensações de como é participar de um BMW Motorrad GS Trophy.

bmw gs trophy - participamos da etapa sudeste

Riachos, pedras, brita, areia, troncos, buracos, provas de força. O GS Trophy põe as habilidades e resistência física dos participantes em cheque

Muitos interessados começam sua preparação com antecedência. Inclusive, participam dos cursos Rider Training Off Road, promovidos pela própria BMW Brasil ao longo do ano. Estudam os obstáculos, os circuitos, as edições passadas, se preocupam com o condicionamento físico.

Já eu estava movido pelo mais sincero desejo de conhecer o evento e sedento por aventuras. Curioso em tocar o ‘spirit of GS’… mas a aula sobre resistência física eu pulei – e fez falta.

bmw gs trophy - caixa de pedras

Passar pela caixa de pedras era um dos desafios montados junto à pista 4×4 do Circuito Panamericano

 

GS Trophy 2022 – Etapa Sudeste

Nosso circuito era praticamente idêntico ao que estaria à disposição dos ‘participantes normais’ nos dois dias seguintes. Assim, primeiro passamos pela pista off road do Panamericano e depois conferimos uma sequência de obstáculos (chamados de ‘provas’) montados especialmente ao evento.

Uma das provas de força consistia em carregar um pneu de carro na eraia fofa, correndo, de bota off road, num lindo dia de sol… e ainda estávamos apenas no início do dia

A primeira parte demandou muita resistência física. Eram rampas (kings, como de motocross), travessia de córregos, trechos arenosos, caixas de pedras. Apesar dos mais de 130 cv e 14 kgf.m de torque, manter a R 1250 GS Adventure (seus 250 kg) na vertical e em velocidade segura ao atravessar uma generosa caixa de brita não é tarefa fácil.

Para elevar o grau de dificuldade e pôr à prova o condicionamento físico dos participantes, era preciso levar (nas mãos ou ombros) um grande pneu de carro. Correndo. Na areia fofa. De bota off road e jaqueta. Sob um sol de mais de 30 graus.

bmw gs trophy - com a gs 1250 na caixa de brita

Salva pela excelente distribuição de massas e baixo centro de gravidade, você simplesmente esquece que está com uma moto de quase 250 kg. Mas em uma generosa caixa de brita fina era preciso convencer a GS 1250 a não afundar

 

Obstáculos do GS Trophy Brasil; parte 2

Partimos para a segunda etapa devidamente fatigados pelos exercícios anteriores, os quais executamos 2 vezes. Agora tínhamos um circuito montado especialmente ao GS Trophy, com 17 obstáculos. Era hora de imprimir (no meu caso, a pouca) força restante em um desafio muito mais técnico.

Nem tudo é força bruta. Numa das provas era preciso retirar e devolver uma bolinha de tênis sobre cones – sem parar a moto ou tocar os pés no chão, claro

Havia slalom entre tambores, curvas em formato de paredão, caixas de areia e brita, troncos sobre os quais atravessamos ao lado da moto. Também, declives íngremes que testavam o equilíbrio e exercícios criativos, como retirar e devolver uma bola de tênis sobre cones. Tudo para ver até onde ia a perícia, capacidade motora e resistência física sobre uma 1250 GS.

Prova de slalom não poderia faltar. Ela fez parte de um circuito especialmente montado ao GS Trophy Sudeste, com 17 desafios

Como o ‘espírito GS’ também fala sobre o sentimento de equipe e confraternização, ao final nós participantes pudemos conversar, trocar figurinhas, dar risadas. Para alguns aquilo era uma competição, enquanto tinha tons de desafio pessoal e de descobrir algo novo para outros.

Aqui, a valeta. Note como a GS ‘encaixa’ no buraco e as proteções do motor passam junto às laterais de terra

Ao final, todos nos divertimos e conhecemos de perto uma das ações de relacionamento mais bem-sucedidas do universo off-road. Se você quer participar do GS Trophy 2022 e sonha em conhecer a Albânia, comece por aqui.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza