Publicidade

Pessoal do Motonline, adorei o artigo da Virago 535, fiquei empolgado. Ontem, (domingo)coloquei minha mulher na garupa e fomos dar um passei pela regiÆo dos lagos. Sa¡mos meio sem rumo, casaco de couro e capacete integral o dia estava cinza mas s¢ ajudou pois o sol nÆo estava a pino, passamos pelas cidades Ponta Negra, Saquarema, Araruama, Iguaba, SÆo Pedro DAldeia, Cabo Frio e finalmente Arraial do Cabo. A volta foi sem paradas, s¢ vento na cara.
Ronaldo – Maric  – RJ

Booster
Tite, seu mala, mais uma questÆo: esse octane booster que vc disse para o Fernando de Francisco BeltrÆo pode ser utilizado em qualquer moto?  que aqui em An polis nÆo tem gasolina P¢dium e eu gostaria de test -lo na Virago 250, tem alguma contra-indica‡Æo?
Wandr‚ – An polis/GO
A contra indica‡Æo ‚ pro seu bolso, porque a Virago 250 nÆo precisa disso.

Teste
NÆo consigo rever os testes antigos do Motonline. Entro em Testes por‚m, nÆo vi nenhum acesso … teste que nÆo seja os apresentados. Quero ver Tornado x Twister.
Jos‚ – Taguatinga – DF
Mestre. Kd o teste “Yes, uma 125!”? J  fui em tudo que ‚ parte do site, j  utilizei a ferramenta de busca no Motonline e nÆo consegui encontrar. T“ pensando em colocar uma l  na garagem ainda essa semana. A concession ria daqui j  tem a 2007. Como posso ver o teste? Num vai dizer que eu devo esperar vc testar essa que est  na sua garagem, vai? Tem 13 anos que t“ sem moto e vc vai querer que eu espere mais 13 dias? Ab‡.
Gerson – SÆo Lu¡s – MA
Z‚, experimenta procurar em “lan‡amentos”. G‚rson, eu digitei “Yes, uma 125” na ferramenta Google a apareceu logo de cara. S¢ tem espa‡o pra 18 testes no sum rio, vc precisa procurar.

Qual
Fala Tio Mala! Vi uma mensagem do Marlos de Goiƒnia acerca da Virago 250 e da Intruder 250 fala pra ele conseguir as duas e dar umas voltas, de preferˆncia um pouco de estrada e colocar uma do lado da outra e dar uma olhada no aspecto geral.  Virago com certeza. QuestÆo: Tive uma Agrale Elefantr‚ 30.0 (fraquinha) e ouvi que o motor dela ‚ o mesmo das 27.5, isso procede?
Wandr‚ – An polis/GO
Sim, ‚ o mesmo motor 200cc, mas uma tinha 27.5 cv e a outra tinha 30.0 cv.

Publicidade

Falcon
ao ler os artigos deste site, surgiu uma d£vida. Fiz o ano passado um cons¢rcio de uma falcon 400. Ainda nÆo fui contemplado. J  andei em uma, achei massa, mas ela ‚ uma boa moto? E pelos boatos, talvez ela vai sair de linha esse ano. E a¡? A Honda tem obriga‡Æo de garantir o produto para mim?
Roni – Bebedouro, SP
Se a Falcon sair de linha e vc for contemplado depois ter  de escolher outra moto, a menos que tenha Falcon guardada em algum estoque.

Veneno
gostaria de saber o que voces tˆm para melhorar a performace e potˆncia da SUZUKI GSX 750F, qual o gasto m‚dio para prepara‡Æo do motor desta moto.
Ronni – Araruama – RJ
Sinceramente, essa moto j  chega a mais 200 km/h, pra quˆ mais potˆncia? NÆo damos receita de veneno no site.

T‚cnicas
L¡ na comunidade que o Tite gosta de perguntas t‚cnicas, pra testar, l  vai: Existe alguma rela‡Æo entre a medida do volume interno do escapamento de um motor 2 tempos e seu rendimento? Uma roda de diƒmetro menor na dianteira favorece a pilotagem? (tipo cbx 750 f).
Paulo – SÆo Bernardo do Campo, SP
Existe tanta rela‡Æo que seria preciso um livro pra explicar. O escapamento 2T ‚ uma obra de engenharia muito complexa. A roda menor produz um efeito girosc¢pico menor e isso facilita na pilotagem, mas tb ‚ menos est vel nas retas e pior nos buracos.

Moby
Veja s¢ o an£ncio desse indiv¡duo ‚ um vendedor do mercado livre que quer vender uma mobilete que chega a 110Km/h!  poss¡vel?
felipe – osasco – sp
Se tiver kit 75 cc e muito veneno pode chegar a 110 km/h f cil.

Publicidade

SuspensÆo
O ajuste de precarga da suspensao traseira (FAZER250)na posi‡Æo mais dura favorece a pilotagem mais esportiva? Tipo, deixa a moto mais firme nas curvas? Quanto a calibragem dos pneus, (fabrica recomenda 33psi na Frente 36psi na traseira) se eu diminuir uma ou duas libras em cada roda, estarei melhorando a estabilidade da moto em curvas? ou isso nao tem nada a ver? O meu peso ‚ normal (75Kg 1,73m).
Felipe – Porto Alegre RS
Depende do tipo de piso. Se for piso liso como um carpete, sim, favorece. Mas se for cheio de irregularidades s¢ vai piorar. Esvaziar o pneu s¢ piora a estabilidade, gasta mais gasolina, consome mais pneu e na chuva fica pior.

Qual
Vou comprar uma moto custom, mas estou em d£vida. Interessei-me pela shadow 750 e Drag Star 650, por‚m, gostaria de mais sugestäes qto a marcas e modelos. Tenho em vista o pre‡o, deve variar entre R$30.000 e R$40.000. Pe‡o, gentilmente, que correspondam e indiquem a melhor custom dispon¡vel no mercado. Desde j , agrade‡o a compreensÆo.
Renato – Ita£na, MG
Os testes da Yamaha, da Shadow e da Suzuki Boulevard estÆo no ar. As outras eu nÆo conhe‡o.

Biz
Geraldo, acompanho seu trabalho a muitos anos e admiro muito vc e sua paixÆo pelas mototocicletas. Escrevi para mandar-lhe um abra‡o e tbem mandar uma dica em rela‡Æo a reportagem da BIZ. Cara por incrivel que pare‡a da para fazer a BIZinha pegar no tranco.  s¢ pressionar o pedal de cƒmbio antes do ponto de troca e quando a motoquinha pegar uma certa velocidade solta-se o mesmo. Belizinha. Espero ter contribu¡do para a evolu‡Æo da esp‚cie humana-motociclistica.
Leonel – Curitiba PR

Tinta
Estou procurando tintas e vernizes para altas temperaturas, pois estou querendo pintar o escapamento inteiro de minha moto de preto e depois enverniz -lo, para ficar com alto brilho. Que tinta e verniz poderia usar? Onde encontro? No que vocˆs puderem me ajudar ficaria muito grato.
Renato – Valparaiso, GO
NÆo conhecemos, mas se alguma loja ou fabricante tiver o produto pode aproveitar pra anunciar aqui.

Publicidade

Pipoco
Tite aqueles pipocos que alguns motoqueiros fazem no escapamento no que podem prejudicar o motor? e como se faz? ‚ s¢ desligar e ligar a chave de novo?
jeferson – joinville,SC
Pipoco ‚ o marido da pipoca (piada besta!). J  expliquei que estraga sim. NÆo vou ensinar como faz, acha que sou tolinho?

Mistura
A mistura pobre causada pela retirada do restritor do ar da Yes pode ser corrigida para a propor‡Æo correta? Caso seja corrigida, ‚ poss¡vel a utiliza‡Æo da moto em regimes de giro mais elevados normalmente? Pois como vc informou, com a mistura pobre ¤ ‚ aconselh vel atingir giros altos e constantes.
Saulo – Mar¡lia-SP
Sim, pode ser regulada, basta ler o manual de oficina da sua moto e ver como ‚ a regulagem de ar pra enriquecer um pouco.

Descarbonizar
mata essa: assim como os motores de carro, os motores de moto tamb‚m devem ser descarbonizados? se sim, qual a km aproximada recomendada? e ainda, ‚ feito como o do carro (uso de querosene) ou a querosene prejudicaria o sistema de lubrifica‡Æo da embreagem?
rafael – bnu sc
O que significa descarbonizar pra vc?