Publicidade

Reflexo direto do momento de baixa pelo qual passa o setor de motocicletas, não havia grande quantidade de expositores representantes do segmento de peças e acessórios para motos e motociclistas no Salão Duas Rodas 2015. Mas os que se apresentaram no evento da semana passada, em São Paulo, mostraram muitas novidades e evidenciam que os investimentos não param para adequar produtos aos padrões cada vez mais exigentes dos consumidores brasileiros.

Um bom exemplo disso é a Riffel, tradicional marca fornecedora de peças para os principais fabricantes de motocicletas do Brasil e também de equipamentos para motociclistas, que apresenta algumas novidades interessantes, ainda em fase de desenvolvimento para aprovação pelo mercado. A primeira é uma Coroa Bipartida, que proporciona mais praticidade no processo de troca passando a ser até 50% mais rápido, com melhor custo-benefício e menor impacto ambiental, sem comprometer a segurança do motociclista.

A coroa bipartida da Riffel: mais barata e mais fácil de trocar

A coroa bipartida da Riffel: mais barata e mais fácil de trocar

Outra novidade, esta na área de tecnologia de realidade virtual é o MX Vision, óculos conceituais da Riffel Motospirit que fornecem informações visuais ao motociclista, como velocímetro, relógio e orientações ao piloto, respondendo comandos de voz. Como equipamento ao motociclista, a Riffel destaca a Jaqueta Climate, formada por três elementos inovadores – camada 3D, película de resfriamento e microventiladores – que promete reduzir a sensação térmica corporal em até 4°C através de uma maior circulação de ar do que a encontrada em jaquetas comuns.

Publicidade
Jaqueta terá ventiladores para manter a circulação de ar por dentro em baixas velocidades. Será?

Jaqueta terá ventiladores para manter a circulação de ar por dentro em baixas velocidades. Será?

Também na área de equipamentos para motociclistas, a TEXX, marca da Laquila, um dos maiores distribuidores do setor no Brasil, dedica especial atenção à elegância e às curvas femininas com a nova bota com proteção e salto alto, além das jaquetas cor de rosa e macacões de alta resistência para as que se aventuram na motovelocidade, mas que valorizam as formas femininas. “Dedicamos dois anos à pesquisa e ao desenvolvimento de um vestuário completo para as mulheres brasileiras, com curvas diferentes das européias”, diz Alexandre Wunderlich, responsável pelo desenvolvimento dos produtos da TEXX.

Roupas especialmente para elas: merecem!

Roupas especialmente para elas: merecem!

Já no setor de componentes para motos, a NGK, levou a alta performance das velas Iridium ao Salão Duas Rodas 2015 e expôs as mais modernas tecnologias em velas de ignição, sensores de oxigênio e terminais supressivos, que são utilizadas nas mais importantes competições esportivas internacionais. As velas Iridium oferecem desempenho superior, melhorando a eficiência de queima do motor, economia de combustível, redução da emissão de poluentes e estabilidade de marcha lenta. Também proporcionam partidas mais fáceis, menor possibilidade de falhas de ignição e maior durabilidade quando comparadas às velas convencionais, podendo, em muitos casos, ter vida útil até quatro vezes superior.

Publicidade

A NGK é fornecedora oficial de velas de ignição para Yamaha, Ducati, Honda e Suzuki, além das equipes independentes do campeonato de MotoGP. A marca tem sua imagem associada ao desempenho das motos e contribui para o desenvolvimento da indústria. “As velas de ignição da NGK têm contribuído para a conquista do título durante 26 anos consecutivos na principal categoria da Moto GP, atestando a nossa posição de maior especialista em velas de ignição do mundo”, informa Marcos Mosso, chefe de Marketing da NGK do Brasil, que atende às principais montadoras de motocicletas do Brasil e ao mercado de reposição.

Segurança, conforto e elegância andam juntas na bota Valentin Lady, da Laquila

Segurança, conforto e elegância andam juntas na bota Valentin Lady, da Laquila

Outro tradicional fornecedor de equipamentos e acessórios para motos e motociclistas, a BR Motorsport, também se apresentou em grande estilo no Salão Duas Rodas e para mostrar suas marcas – AGV, LS2, NORISK, Dainese, Fox e Race Tech. A principal delas é o capacete LS2 Arrow, modelo utilizado pelos pilotos da MotoGP Yonny Hernandez e Isaac Viñales, além dos pilotos da equipe brasileira Alex Barros Racing Team. o novo capacete de uma das marcas mais vendidas do Brasil, possui vários detalhes que fazem diferença para o usuário, como a viseira Flex de três milímetros preparada para Pinlock® (película interna que evita o capacete embaçar) e Tear-Off (película externa de proteção removível).

Novo capacete Arrow, da LS2: novidades tecnológicas e cada vez mais acessíveis

Novo capacete Arrow, da LS2: novidades tecnológicas e cada vez mais acessíveis

Publicidade

Na linha de capacetes AGV, a BR Motorsport traz réplicas dos capacetes utilizados por Valentino Rossi, nove vezes campeão mundial de motovelocidade. Os protetores cervicais Dainese, inspirados no Tatu e na lagosta, acompanham a completa linha de roupas e acessórios, como jaquetas e macacões. O design inspirado na natureza é resultado de 30 anos de experiência na criação de protetores de coluna, com placas externas com movimentos controlados feitas de polipropileno e acopladas ao Crash absorb® com uma camada final de material de conforto assegura o acoplamento preciso às costas.

Com a marca Race Tech, a BR Motorsport passa a fabricar e distribuir capacetes. A marca já está consolidada com jaquetas, botas, luvas, calças e macacões e agora aposta na completa proteção ao motociclista com os novos capacetes Race Tech, com preços mais baixos e acessíveis: R$ 159,00 e R$ 199,00, com chegada ao mercado até o final do ano. De acordo com Mauricio Santana, gerente de produtos da Race Tech, o objetivo é atingir um público mais popular, oferecendo maior qualidade gráfica. “Os grafismos farão nossos produtos se destacarem em relação aos demais”, explica Santana. São sete opções de grafismos: Racing Project, RaceTrack, Grand Prix Racer, Witch, Flyes e Sweet Line. Eles ainda trazem narigueira e entradas de ar frontais.Separador_seguranca

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.