Publicidade

Dani Pedrosa (Repsol Honda) teve de chegar à oitava prova de 2012 e ao seu circuito preferido, Sachsenring — onde venceu nos últimos dois anos — para conseguir o primeiro triunfo de 2012 e subir ao mais alto do pódio pela primeira vez desde o GP do Japão do ano passado.

Dani Pedrosa, da Repsol Honda Team, foi o grande vencedor da dramática corrida do eni Motorrad Grande Prémio da Alemanha, à frente de Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso.

Dani Pedrosa, da Repsol Honda Team, foi o grande vencedor da dramática corrida do eni Motorrad Grande Prémio da Alemanha, à frente de Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso.

A vitória do catalão surgiu após dramático final de corrida, depois de longo duelo com o companheiro de equipa que tinha começado com o apagar das luzes e que terminou com a queda de Stoner depois dos dois terem rodado taco a taco durante 30 voltas; o australiano tentou uma derradeira ultrapassagem sobre Pedrosa, mas acabou no solo.

Stoner, que começou a corrida da pole pela quarta vez este ano, era o líder da corrida no final da primeira volta e impôs ritmo demolidor desde os primeiros momentos. Com Lorenzo a apresentar-se hoje com um andamento inferior, sempre em terceiro mas a cinco segundos dos rivais da Honda, a corrida mostrou desfecho incerto até à última volta, altura em que renhida luta entre os homens da Repsol Honda se resolveu a favor do espanhol.

Publicidade

Quem também beneficiou com o azar de Stoner foi Lorenzo, que viu o segundo posto aterrar-lhe no coloco e, com isso, recuperou quase toda a vantagem que perdeu com o incidente da primeira volta de Assen. O maiorquino deixa a Alemanha com 160 pontos, mas 14 que Pedrosa, agora em segundo, e mais 20 que o australiano, agora em terceiro.

Dovizioso e Cal Cruthlow, da Monster Yamaha Tech 3, mantiveram ritmo forte até cinco voltas do final, altura em que o britânico fez incursão por fora da pista. O erro do companheiro de equipa e o desaire de Stoner deram ao italiano o terceiro pódio da época. Ben Spies, Stefan Bradl, Valentino Rossi foram os nomes que se seguiram. Álvaro Bautista, que partiu do final da grelha devido à penalização pelo acidente de Assen, recuperou até ao sétimo posto, à frente de um desolado Crutchlow. Héctor Barberá e Nicky Hayden completaram a lista dos dez primeiros.