Publicidade

Pedrosa leva Honda de volta às vitórias

Dani Pedrosa, da Repsol Honda, garantiu vitória dominadora no sol da Califórnia no Red Bull Grande Prémio dos Estados Unidos neste domingo.

Ao cabo de mais de um ano sem uma vitória para a Honda, desde o seu triunfo do ano passado na Catalunha, Dani Pedrosa ganhou a corrida de domingo em Laguna Seca depois de uma partida canhão desde a quarta posição sem olhar para trás para cruzar a meta à frente do seu mais próximo rival, Valentino Rossi.

Após uma série de quedas e problemas com lesões Pedrosa conseguiu finalmente voltar ao seu melhor, rodando a um ritmo que mais ninguém conseguiu acompanhar. A dada altura o espanhol tinha significativa vantagem na frente e, apesar de Rossi o ter perseguido na última volta, desta vez não houve contratempos.

Publicidade

Pedrosa ainda tem que recuperar terreno na classificação para entrar verdadeiramente na corrida ao título, isto porque o líder do Campeonato Rossi voltou a somar bom total de pontos ao terminar na segunda posição, enquanto Lorenzo e Casey Stoner terminaram em terceiro e quarto, respectivamente.

A correr com uma lesão no ombro e pé, Lorenzo teve a oportunidade de passar Rossi na disputa pela segunda posição quando faltavam quatro voltas para o final, mas a manobra não correu da melhor forma e o jovem espanhol teve de se contentar com o mais baixo do pódio. Stoner rodou com os da frente durante boa parte da corrida, mas apesar de ter tentado manter-se em contacto com a dupla da Fiat Yamaha, Rossi e Lorenzo, na fase final da corrida acabou por terminar em quarto, o que, em termos de campeonato, lhe permitiu manter-se em terceiro e não muito longe da liderança.

Boa prestação surgiu por parte de um dos pilotos da casa. A correr na sua pista preferida, Nicky Hayden registou o primeiro resultado nos cinco primeiros desde que entrou para a Ducati. O norte-americano terminou mesmo à frente do também motivado Toni Elías (San Carlo Honda Gresini).

Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3), Chris Vermeulen (Rizla Suzuki), Randy de Puniet (LCR Honda) e Marco Melandri (Hayate Racing) completaram a lista dos dez primeiros.

Publicidade

A desilusão voltou a bater à porta de Andrea Dovizioso (Repsol Honda), que ao desistir devido à segunda queda consecutiva (7ª volta) perdeu terreno no campeonato. Na verdade, só mais dois pilotos terminaram a corrida, já que Gabor Talmacsi (Scot Racing), Loris Capirossi (Rizla Suzuki), Sete Gibernau (Grupo Francisco Hernando) o James Toseland (Monster Yamaha Tech 3) não chegaram ao final. O britânico foi desclassificado por não cumprir uma penalização de passagem pela via de boxes devido a falsa partida, enquanto o veterano italiano desistiu. Já Talmacsi e Gibernau foram os outros dois pilotos a irem ao tapete.