Publicidade

Edson Arantes do Nascimento, o Pelé,  foi consagrado no Brasil como rei do futebol e emplacou de vez a Honda no país quando foi garoto propaganda da marca. A moto que Pelé adotou faz 45 anos em 2021 e vamos apresentá-la agora.

pelé e a cg 125

Assim, Pelé foi ‘a cara’ da CG 125 no Brasil

A primeira duas rodas do rei do futebol foi uma CG 125  de 1976. A oportunidade surgiu porque Pelé foi chamado para fazer a campanha publicitária da primeira geração da CG 125 e a moto foi a primeira na linha de produção da fábrica da Honda em Manaus (AM).

 

Publicidade

Pelé, o rei das pistas?

pelé

O rei do futebol tornou-se garoto propaganda da moto mais famosa da Honda no Brasil

O fundador e presidente da Honda, Soichiro Honda, convidou Pelé para o desafio de ser a cara da marca no Brasil através da divulgação da primeira CG. Foi então que Pelé ajudou a Honda a emplacar no país e ganhou a ‘carteirinha’ da nação CGzeira. 

pelé

Pelé entrega uma camisa autografada para Soichiro Honda

Na época os clubes ainda não falavam em restrições de jogadores de futebol para pilotar motocicletas. Assim, o rei do futebol se tornou a marca registrada da CG 125 no Brasil e os motociclistas passaram a procurar ‘a moto do Pelé’ para comprar. 

Publicidade

Veja também:

A CG 125 do Pelé

Detalhes cromados era o forte da primeira CG no Brasil

A laranjinha do Edson Arantes logo ganhou fama de robusta e econômica. Dessa forma, o modelo de 1976 era movido por um motor de 124 cm³ que oferecia 11 cv a 9.000 rpm e 0.94 kgf.m a 7.500 giros

Assim, a CG da década de 70 foi a primeira moto produzida em solo nacional com motor 4Tempos. A primeira geração recebeu um sistema elétrico de 6 Volts e o câmbio era de quatro marchas. 

Publicidade
Na recepção do CETH (Centro de Educação de Trânsito Honda) em Indaiatuba, 36 anos de história estão expostos..... na parede. De moto "antiga" mesmo, só a primeira CG 125 fabricada no Brasil, em 1976 - esta laranjinha no primeiro plano.

A CG 125 de 1976 exposta na recepção do CETH (Centro de Educação de Trânsito Honda) em Indaiatuba

Contudo, Pelé só poderia ter pressa no gramado, tendo em vista que a velocidade final da sua CGzinha era de pouco mais de 100 km/h.

 

Estilo da moto do rei

A CG 125 de 1976 será uma das motos históricas expostas na inauguração do Fan Club

Por fim, o modelo foi um grande marco para a marca no país

A CG 125 cresceu rapidamente devido às poucas opções no mercado que entregassem fácil manutenção, preço acessível e economia.

Mais silenciosa que as concorrentes, a CG do Pelé tinha um design característico da Honda na época: linhas suaves e arredondadas. Dessa forma, modelo explorou bem os itens cromados e componentes circulares como farol, painel de instrumentos e piscas. 

Logo a primeira geração do modelo ficaria conhecida como ‘CG bolinha’, sendo o ponta pé inicial de uma história de sucesso que perdura até hoje. As versões de 125 cilindradas viveram de 1976 a 2019, quando a Honda já produzia as CG 160. Por fim, a laranjinha do Pelé deu lugar à irmã mais velha, a 160, líder isolada entre as motos mais vendidas do Brasil.

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha