Publicidade

Pesquisas feitas na América Latina mostra que motoristas correm riscos e poluem mais com pneus descalibrados

O programa de pressão de pneus implementado pela Bridgestone é parte da campanha global “Torne Seu Carro Ecológico”

Um estudo realizado pela Bridgestone na América Latina demonstra que um em cada sete motoristas dirige com a pressão dos pneus abaixo do recomendado, colocando em risco sua segurança e o meio-ambiente. Essa situação de risco se deve ao fato de os motoristas deixarem os pneus com pressão abaixo do limite mínimo de segurança (9 psi abaixo do recomendado). O levantamento também indica que um em cada cinco motoristas dos principais países latino-americanos dirige habitualmente com baixa pressão em pelo menos um dos pneus de seu carro (ou seja, 7 psi abaixo do recomendado pelo fabricante do veículo). Também importante, um em cada sete motoristas dirige em situação de risco por deixar os pneus com pressão abaixo do limite mínimo de segurança (9 psi abaixo do recomendado).

Ainda como consequencia da baixa pressão de pneus, a cada ano, os motoristas desperdiçam 264 milhões de litros de combustível, o equivalente a US$ 121 milhões. Os números também refletem na emissão extra de 595 milhões de kg de CO2 na atmosfera. A baixa pressão de pneus também causa efeito extremamente negativo para a durabilidade dos pneus, pois exige um trabalho extra da banda de rodagem e causa a flexão excessiva das paredes laterais. Juntos, esses dois fatores podem causar uma falha nos pneus.

Publicidade

Estas são as conclusões das revisões gratuitas realizadas pela Bridgestone em 8.980 veículos de sete países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México, Uruguai e Venezuela), em 2009. As revisões foram realizadas em centros automotivos e estacionamentos públicos. A ação é parte da campanha “Torne Seu Carro Ecológico”, um programa global da Bridgestone em conjunto com a Federação Internacional do Automóvel (FIA), iniciado em 2008, e que tem como objetivo reduzir o impacto gerado pelos veículos no meio-ambiente.

Um custo alto para o meio-ambiente

A pressão de pneus exerce uma grande influência na resistência ao rolamento de um pneu, que tem uma grande representatividade no consumo de combustível de um veículo. Dependendo do tipo de pista e estilo de direção, a resistência ao rolamento exerce uma influência que pode variar entre 18% e 26% da energia consumida por um veículo. Assim, desencadeia-se, portanto, um efeito dominó: pneus com baixa pressão geram uma maior resistência ao rolamento, o que, consequentemente, aumenta o consumo de combustível e a emissão de CO2.

A Bridgestone continuará trabalhando para a preservação ambiental

Publicidade

Por meio da campanha “Torne seu carro ecológico”, a Bridgestone continuará realizando ações para cuidar do meio-ambiente para as futuras gerações, difundindo dez pontos importantes que ajudam os motoristas a refletir sobre o tema antes de dirigir. São eles:

Compre produtos ecológicos

Planeje sua viagem

Verifique com frequência a pressão dos pneus

Publicidade

Evite cargas desnecessárias e o uso de bagageiro

Não esquente o motor do carro antes de começar a dirigir

Use o ar condicionado somente quando necessário

Acelere suavemente e mantenha uma velocidade constante

Use o freio-motor

Não mantenha o motor ligado enquanto estiver parado

Compense as emissões geradas de CO2

Esta iniciativa contribui para gerar consciência e demonstrar a importância de cuidar dos pneus. Assim, a Bridgestone continuará efetuando revisões de segurança em 2010 e nos próximos anos.

As ações de comunicação e responsabilidade social têm como objetivo convencer os consumidores de que os pneus devem fazer parte de um projeto de investimento em segurança, já que sua correta manutenção não somente salva vidas, como também contribui com a economia financeira do consumidor e com uma menor emissão de poluentes.

Principais dados e estatísticas de 2009

.8.980 veículos revisados, em sete países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, México, Uruguai e Venezuela)

14% dos pneus revisados estavam com a pressão abaixo do recomendado pelo fabricante dos veículos.

Um em cada sete condutores coloca em risco sua segurança devido à baixa pressão dos pneus.

20% dos pneus revisados estavam com a pressão 38% abaixo do recomendado.

Consequências para o meio-ambiente devido à baixa pressão de pneus

De 18% a 26% da energia consumida por um veículo vem da resistência ao rolamento dos pneus.

26% dos veículos revisados consomem combustível desnecessariamente devido à pressão indevida dos pneus.

264 milhões de litros de combustível é o total desperdiçado devido à baixa pressão de pneus, o que representa US$ 121 milhões.

Isto gera a emissão extra de 595 milhões de kg de CO2.

Bridgestone: uma empresa comprometida

A Bridgestone Corporation atua em diferentes projetos relacionados à segurança e meio-ambiente, a exemplo das ações de singular importância desenvolvidas junto com a Fundação FIA.

A primeira delas foi o lançamento da campanha “Pense Antes de Dirigir”, relacionada à segurança nas estradas, que continua vigente. A segunda é a campanha “Torne Seu Carro Ecológico”, fortemente vinculada à ecologia e meio-ambiente.

A segurança nas estradas e o meio-ambiente são, sem dúvida, os dois objetivos centrais para a Bridgestone em nível global.

Sobre a Bridgestone- A Bridgestone, com sede em Tóquio (Japão), é a maior fabricante mundial de pneus. Emprega 134 mil funcionários no mundo e mantém operações em 25 países. No Brasil, a empresa gera 3.300 empregos diretos e produz pneus para todos os segmentos em suas fábricas de Santo André (SP) e de Camaçari (BA).