Publicidade

Estamos na esta‡Æo das chuvas, por isso quem for viajar de moto precisa ficar esperto com algumas situa‡äes que podem garantir a seguran‡a, mesmo debaixo de um temporal pr‚-diluviano.

Gra‡as ao clima tropical, a maior parte do Brasil se divide em duas esta‡äes, molhada e seca. Toda a regiÆo Sul e Sudeste entrou no verÆo, que se caracteriza por ser muito quente e £mido. Chove quase todo o dia, ou quase todo dia chove. A primeira observa‡Æo do motociclista ‚ verificar os pneus. Se tiver menos de 2 mm de sulco pode trocar. A £nica finalidade dos sulcos ‚ escoar a  gua da chuva. Se o pneu traseiro estiver “achatado”, o que normalmente acontece com quem roda muito em retas, tamb‚m deve ser substitu¡do porque facilita a aquaplanagem. NÆo altere a calibragem dos pneus, mantenha a recomendada pelo fabricante. S¢ assim o escoamento da  gua ser  perfeito.

Na pilotagem, guardando uma boa distƒncia do ve¡culo … frente, rode sempre na faixa por onde passam os pneus dos carros. Os pneus dos carros funcionam como rodos que vÆo limpando a pista na nossa frente. Nunca fique no centro da estrada, muito menos nos cantos, onde a sujeira acumulada, misturada … agua, formam uma pasta escorregadia.

Lembre-se que os espa‡os de frenagem sÆo maiores, portanto aumente ainda mais a distƒncia para o carro que vai … sua frente. Procure frear com sutileza, evitando movimentos bruscos. Ap¢ie as pontas dos p‚s nas pedaleiras – menos nas motos custom – para rebaixar o centro de gravidade e aumentar a estabilidade.

Publicidade

Nas curvas incline menos a moto e mais o corpo, procure manter sempre a mesma linha, e JAMAIS rode sobre aquelas faixas brancas e amarelas pintadas no asfalto. Elas sÆo feitas de material pl stico refletivo e escorregadio. A mesma coisa vale para as faixas de pedestres, procure frear entre as faixas brancas e NUNCA em cima delas.

Mantenha a viseira do capacete parcialmente aberta para evitar o emba‡amento. Os carros tamb‚m sofrem com os vidros emba‡ados, por isso procure sempre ter certeza de que o motorista te viu antes de iniciar uma ultrapassagem.

Tenha sempre sua roupa de chuva, rode em velocidade moderada e boa viagem, chova ou fa‡a sol.