Publicidade

O mineiro Carlos Augusto Constantino, o Guto foi o mais regular entre os 12 brasileiros, que participaram do ISDE – Six Days International Enduro. A 88ª edição foi realizada em San Juan, na Argentina, de 3 a 8 de novembro. O ISDE é considerado a Copa do Mundo de Enduro e acontece há mais de cem anos. São mais de 500 pilotos de 35 nações presentes.

Guto Constantino foi o brasileiro melhor colocado no ISDE 2014

Guto Constantino foi o brasileiro melhor colocado no ISDE 2014

“Foi a realização de um sonho. Me preparei com muita dedicação para o desafio. Queria muito terminar a prova, não esperava ser o melhor brasileiro na competição, afinal é uma prova dura e a mais difícil de toda minha carreira”, disse Guto, que chegou na 24ª colocação na Categoria Clubes C1. O ISDE é uma competição que testa o limite de máquinas e pilotos. Ao todo foram mais de 1.200 km em 6 dias, passando pelos mais diferentes obstáculos e tipos de terreno.

Após a participação no ISDE, Guto comunicou através de sua conta pessoal no facebook, que não mais competirá. “Foram 25 anos participando das principais competições brasileiras de Regularidade e Enduro Fim. É importante saber a hora de parar e o Six Days será esse marco na minha vida”, disse o ex-piloto. “Gostaria de agradecer imensamente a minha família, à minha equipe pelo suporte sem igual e ao Rodolfo Balasso, companheiro que nos deu todo o apoio necessário durante a competição”, finalizou.

Publicidade
Guto agora vai se dedicar ao desenvolvimento do enduro no Brasil

Guto agora vai se dedicar ao desenvolvimento do enduro no Brasil

Toda a experiência acumulada em mais de 20 anos agora será dedicada à equipe de Enduro oficial da marca KTM no Brasil. “Chegou a hora de compartilhar a experiência com os pilotos mais novos e continuar o desenvolvimento do esporte no Brasil”, disse Guto.

Mais sobre o ISDE

O International Six Day Enduro é uma das provas mais tradicionais e antigas do mundo. A primeira edição foi realizada em 1913, em Carlisle, Inglaterra. Ano passado o evento comemorou 100 anos e só não foi realizado durante alguns anos da primeira e segunda guerras mundiais. É o mais antigo evento off road de motocicleta no calendário da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

Publicidade

Até 1973, a competição foi realizada sempre na Europa. Em 1973, o ISDE viajou para a sua primeira excursão no exterior, nos Estados Unidos. Desde então, tem sido realizado fora da Europa com mais freqüência. Foram duas vezes na Austrália (1992 e 1998), mais uma vez nos EUA (1994), Brasil (2003), Nova Zelândia em 2006, Chile em 2007 e no México em 2010.

Este ano na Argentina, Guto teve um encontro com Franco Acerbis, principal patrocinador do ISDE nos últimos anos. Ele articula para trazer de volta ao Brasil uma edição do Six Days. No encontro, Arcebis manifestou o interesse em realizar novamente a prova em nosso país. Em 2003, em Fortaleza, o Brasil foi responsável por um dos melhores ISDE realizado nos últimos tempos. A equipe da Finlândia foi a vencedora na categoria Troféu Mundial e a Espanha venceu o Troféu Junior. A categoria feminina também se firma a cada ano, além da categoria Clubes.

Guto Constantino garante que não vai medir esforços para a realização do evento em território brasileiro novamente. “O Six Days são os jogos olímpicos do esporte off road e se depender de nós, estaremos cada vez mais inseridos no esporte mundial”, garantiu.

Publicidade