Publicidade
Foto: Empresário e piloto nas horas vagas Eanes Castelo Branco Torres

Foto: Empresário e piloto nas horas vagas Eanes Castelo Branco Torres

Uma temporada de baixos e altos, literalmente, para o mais novo campeão piauiense de enduro de regularidade na categoria quadriciclo.

O piloto de Teresina-PI Eanes Castelo Branco Torres receberá neste sábado (04) o troféu de campeão estadual na categoria Quadriciclo Master das mãos do presidente da Federação de Motociclismo do Piauí – FMP, Ernani Pires.

A premiação também acontecerá para os campeões de motos nas categorias Máster/Sênior, Over-40, Júnior e Novato. A FFP entregará os troféus a partir de 12 horas deste sábado (04), no sítio Granja São Miguel, a 19 Km de Teresina, a partir do balão do São Cristovão, na estrada de União (PI-112), local da chegada do Enduro do Papai Noel, prova que fecha a Copa TTC 2010 (Teresina Trail Clube).

Publicidade

Irregular. É assim que o empresário e piloto nas horas vagas Eanes Castelo Branco Torres definiu a sua atuação em 2010. “Não comecei bem e somente nas últimas etapas consegui ultrapassar os meus adversários. Só me sagrei campeão na última prova do campeonato (Enduro Boca da Mata), mas como vinha me mantendo próximo aos primeiros lugares, consegui vencer e garantir o primeiro lugar no Campeonato, contando com a desistência do piloto Audir Neto, que por motivos pessoais, nao pôde participar da última etapa”, justificou com a humildade de um campeão.

Eanes disse que começou em enduros em dezembro de 2009. A estréia foi no Enduro do Papai Noel (TTC) e já foi o vencedor. Em janeiro deste ano, ele fez parte da equipe Heróis do Jenipapo. “Fomos para Fortaleza pra participar da maior prova off road da América Latina, o Cerapió. Foi duríssima, disputei com competidores de vários estados durante quatro dias. Para minha surpresa e de meus amigos consegui chegar em primeiro lugar e me sagrar campeão. Essa é a minha história nesse esporte tão fascinante e que pretendo praticar por muito tempo”.

A vida deste campeão é bem típica de um piloto amador, já que o esporte é mais por lazer do que uma profissão para a grande maioria. No entanto, ele pensa em ir mais longe. “Quando não estou competindo, gosto de passear com minha esposa e filho, o que na moto não seria possível, por isso escolhi o quadriciclo. Para 2011, já estou arrumando as malas para o Rally Piocerá, com tudo programado e pago. A nossa intenção é ainda participar da Copa TTC, Campeonatos Piauiense e Maranhense e treinar forte para que em 2012 tenha condições físicas e técnica para participar do Rally dos Sertões”, destacou Eanes, que é campeão do Cerapió 2010, campeão do Rally do Pirão 2010 e agora o campeão piauiense 2010.

Festa para uns e nem tanto para outros. Audir Lages de Carvalho Neto, também de Teresina, tinha tudo para estar no lugar de Eanes, mas as circunstâncias não deixaram. Ele, que correu e venceu as quatro primeiras provas do campeonato, reunia todas as qualidades e méritos para estar no lugar mais alto do pódio. Mas o dia 21 de novembro, data das últimas etapas finais do Piauiense, ficará marcado na vida deste jovem piloto. “Só não fui campeão porque não corri a última prova da temporada. Minha avó faleceu na madrugada de domingo, véspera do enduro. Pelos cálculos, eu ficaria em 1º no Piauiense e em 2º na Copa TTC. Toda vez que eu leio alguma notícia, eu fico pensando… porque eu estava com a mão na taça. Se eu ficasse em 4º lugar na prova ainda assim eu venceria a temporada. Foi uma decisão difícil eu não ir”, disse Audir, que acabou ficando na 3ª colocação, beneficiando ainda o piloto Gustavo Castelo Branco Torres, que ficou em 2º lugar no Piauiense.

Publicidade

RESULTADO FINAL DO CAMPEONATO PIAUIENSE DE ENDURO DE REGULARIDADE 2010 – FMP

QUADRICICLO GRADUADO
1º – Eanes Castelo Branco Torres – 212
2º – Gustavo Castelo Branco Torres – 208
3º – Audir Lages de Carvalho Neto – 204
4º – Luiz Tarquino Pereira Cruz – 143
5º – Bento Alves da Silva – 108