Publicidade

A Pirelli traz das pistas do Campeonato Mundial de SuperBike da FIM, para o qual é fornecedora oficial há 15 anos, o novo pneu multicomposto e multiuso – Diablo Rosso Corsa II, totalmente desenvolvido nas corridas e feito para uso em estradas e pistas. O modelo do pneu surgiu em 2010, mas a evolução das motocicletas exigiu a evolução dos pneus.destaque_pirelli-diablo-rosso-corsa-ii

Para este novo pneu, a Pirelli considerou que as motos atuais ganharam com a eletrônica e os controles de tração e ABS em curvas trouxe ganhos desempenho que permitem aos motociclistas que gostam da esportividade maior ousadia na pilotagem, e isso inclui a confiança nos pneus da moto. E a Pirelli escolheu “Aceite inclinações mais agressivas” como slogan do novo Diablo Rosso Corsa II.

O desenvolvimento do novo pneu exigiu dos engenheiros uma nova solução tecnológica, com o uso de compostos diferentes criteriosamente posicionados ao longo do perfil do pneu. O trabalho de desenvolvimento permitiu aumentar a aderência na roda dianteira nas curvas e na frenagem em inclinação e a aderência da roda traseira com ângulos maiores de inclinação do meio para a saída da curva. O resultado é um pneu muito seguro e confiável para uso nas estradas ou em “track-day” em todas as condições.

Pirelli Diablo Rosso Corsa II: tecnologia desenvolvida nas pistas para as ruas

Pirelli Diablo Rosso Corsa II: tecnologia desenvolvida nas pistas para as ruas

Publicidade

Diablo Rosso Corsa II é o primeiro pneu multicomposto para motos que adota uma solução de dois compostos em três áreas diferentes do pneus dianteiro e um composto triplo no traseiro distribuído em cinco zonas. Pensado para pilotos de motocicletas de desempenho médio-alto e que apreciam a esportividade, a exigência é de um pneu de aquecimento rápido, agilidade, aderência acima da média e desempenho consistente, com grande capacidade de aderência em todas as condições climáticas e de inclinação da moto.

Pirelli multicomposto

Para o pneu traseiro foi desenvolvida uma nova combinação de compostos para uso em estradas e pistas. Ele é dividido em cinco áreas com três compostos diferentes usados para oferecer a melhor performance em todos os ambientes. Confira algumas características:

  • Composto central tem alto conteúdo de sílica para dar melhor estabilidade, menor desgaste e mais rendimento quilométrico;
  • Composto intermediário tem uma formulação de 100% sílica para oferecer melhor aderência química, apoiados por um composto mais duro no substrato para garantir estabilidade e precisão nas curvas de média inclinação;
  • Composto nos ombros é 100% negro de fumo (substância resultante da queima irregular de derivados de petróleo) com alto grau de histerese que transforma compressão em calor, fornecendo aquecimento rápido e aderência otimizada com qualquer carga.
  • No pneu dianteiro o composto central usa 100% sílica no centro da banda de rodagem, com aderência química tanto em superfícies secas quanto molhadas, além de manter a estabilidade;
  • Os ombros do pneus dianteiro é 100% negro de fumo, o que proporciona ângulos de inclinação típicos de um produto para pista, com aderência lateral e força nas curvas.

diablo-rosso-corsa-ii-bx4O perfil do pneu traseiro tem um desenho multirraio que facilita as rápidas mudanças de direção. Comparado com seu antecessor, o Diablo Rosso Corsa, o perfil do novo pneu é maior e mais largo, com a área de contato maior e mais estável para a motocicleta em inclinação. O pneu dianteiro segue o mesmo padrão e geometria similar e houve uma grande preocupação com o desenho da banda de rodagem para aumentar o tamanho dos sulcos e expandi-los na direção do ombro do pneu, mas sem invadir esta área. A superfície entre 30° e o ombro é a área crucial para a inclinação e os sulcos da banda de rodagem foram progressivamente reduzidos na sua profundidade até a área ficar completamente lisa para evitar a deformação e manter a estabilidade.

Com todas estas características de um pneu para uso em alta performance, onde são admitidas velocidades consideravelmente mais altas em inclinação, ser capaz de absorver forças dinâmicas maiores e grande nível de stress é mandatório para o Pirelli Diablo Corsa II. Por isso a empresa utilizou uma nova estrutura com rigidez estrutural ligeiramente maior em comparação com seu antecessor para se adaptar perfeitamente às tensões sem perder o conforto.

Publicidade

Para permitir que os pilotos explorem todo o potencial do novo pneus, foi adotado um revestimento de fibra liocel de alto módulo no pneu traseiro, que é um revestimento com uma taxa de deformação significativamente menor que as fibras normalmente usadas em pneus de rua. O revestimento de fibra liocel de alto módulo é um tecnologia exclusiva patenteada pela Pirelli desenvolvida através da participação no Campeonato Mundial de SuperBike da FIM. A combinação das estruturas dos pneus dianteiro e traseiro funciona bem com os sistemas de controle eletrônico mais modernos, assegurando confiança e controle ao piloto.

Tabela de medida para o novo Pirelli Diablo Rosso Corsa II

Tabela de medida para o novo Pirelli Diablo Rosso Corsa II

O lançamento deste modelo completa a ampla gama de pneus disponíveis para as motos dos segmentos premium do mercado brasileiro e para a Pirelli representa um grande avanço para liderar também o segmento de pneus para motos esportivas. O Diablo Rosso Corsa II está disponível no Brasil a partir deste mês de agosto em sete medidas, uma para o pneu dianteiro e seis para o traseiro.

separador

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.