Publicidade

Pneus são aplicados em outros setores

A informação é da AREBOP – Associação Nacional das Empresas de Reciclagem de Pneus e Artefatos de Borrachas. Uma das principais aplicações é na produção de asfalto.

Segundo a associação, a aplicação do pó de borracha ao asfalto, que é conhecido como asfalto borracha, está em desenvolvimento no País.

Resultados em campo comprovam as vantagens de sua utilização, apesar do custo inicial de aplicação, segundo especialistas, ter um acréscimo em torno de 20/25% em relação ao valor do asfalto comum. O reflexo positivo está na relação custoxbenefício no passar dos anos na manutenção do pavimento.

Publicidade

Entre as vantagens do uso do pó de borracha, destacam-se maior durabilidade em relação ao asfalto comum, melhoria na viscosidade, aumento da elasticidade, o que melhora a aderência do pneu ao pavimento, redução no consumo de combustível e maior resistência ao envelhecimento, propiciando uma serie de vantagens no pavimento.

A importância do tema despertou o interesse da ANP – Agência Nacional de Petróleo, que, após a realização de consulta pública em 2.008, no Diário Oficial da União, publicou a Resolução ANP nº 39 de 24.12, que estabelece o Regulamento Técnico ANP nº 5/2008 para as especificações dos cimentos asfálticos de petróleo modificados por borracha moída de pneus, designados como asfaltos borracha.

Outras notícias do setor de Borracha encontram-se no site da PneuShow – Recaufair 2010 – Feira e Convenção Internacional de Pneus e Equipamentos – Reforma, Reciclagem, Comércio e Serviços (www.pneushow.com.br/2010). O evento está em sua nona edição, e acontece entre os dias 13 e 16 de abril de 2010, no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, São Paulo.

Paralelamente à PneuShow – Recaufair, acontece a EXPOBOR 2010 – 9ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha, voltada a profissionais e empresários das indústrias automotiva, de artefatos, calçados, eletrodomésticos, pneumática, petrolífera, siderúrgica, de máquinas, componentes e outros segmentos que utilizam a borracha como matéria-prima ou produto final.

Publicidade