Publicidade

Pneus traseiros assimétricos disponíveis no Brickyard

Os fornecedores de pneus para o MotoGP, a Bridgestone, vai levar pneus traseiros assimétricos para Indianápolis por causa do desiquilíbrio de dez curvas para a esquerda e seis direitas.

O Red Bull Grande Prémio de Indianápolis é um desafio único para a Bridgestone devido às distintas características das várias secções da pista e das 10 curvas para a esquerda contra as seis direitas.

A Bridgestone vai, por isso, disponibilizar compostos médios e duros para os frontais, com duros e extra duros (assimétricos) para a traseira.

Publicidade

A pista é considerada abrasiva, com a durabilidade a ser um grande desafio, enquanto a estabilidade em travagem é um problema devido à multitude de curvas em primeira e segunda velocidades, o que levou à decisão de levar compostos médios e duros para as borrachas frontais.

Tohru Ubukata, responsável pelo Desenvolvimento de Pneus de Moto da Bridgestone, explica: –Indianápolis é como três pistas numa, com a primeira parte desenhada para as máquinas de MotoGP, o interior e a tradicional oval para a Fórmula 1 e há várias mudanças de piso por causa de tudo isto ao longo da volta. O circuito é geralmente muito abrasivo, apesar do nível variar com o tipo de piso, o que significa que os pneus têm de responder grande variedade de condições da pista durante cada volta.–

–O interior oferece uma selecção de curvas lentas seguidas por forte aceleração e o circuito também é muito exigente com o pneu frontal devido aos pontos de travagem forte. Escolhemos os nossos assimétricos traseiros para esta corrida porque esta pista usa muito mais o lado esquerdo do pneu que o direito – há mais curvas para a esquerda e geralmente as mais rápidas são essas.–

Enquanto isso, Hiroshi Yamada, Director do Departamento Desportivo da Bridgestone, comenta também: –A Bridgestone tem muita experiência no circuito de Indianápolis por causa do nosso envolvimento na IndyCars e na Fórmula 1, e o Valentino (Rossi) venceu a corrida com os nossos pneus na época passada na primeira corrida do MotoGP no traçado, pelo que temos bons resultados na pista.–

Publicidade

–As condições para a primeira corrida em Indianápolis foram muito difíceis por causa dos fortes ventos e da chuva do furacão Ike, pelo que todos esperam agora uma corrida emocionante com tempo mais normal. O mercado americano é importante para a Bridgestone Corporation, pelo que é um fim-de-semana chave para nós e acredito que podemos desempenhar o nosso papel em mais uma emocionante e renhida luta.–