Publicidade
Foto: Outdoor da campanha do Projeto Paz no Trânsito

Foto: Outdoor da campanha do Projeto Paz no Trânsito

Ações que visam a segurança e a paz no trânsito têm início a partir do dia 18 e envolvem diversos setores da sociedade. Barretos tem o maior crescimento de veículos per capita do Estado de São Paulo.

Com o objetivo de diminuir a violência e as infrações de trânsito, a prefeitura de Barretos juntamente com as secretarias de educação, turismo, desenvolvimento urbano, departamento de trânsito e a iniciativa privada vão lançar no próximo dia 15 de setembro o Projeto Paz no Trânsito. Serão 30 dias de ações de conscientização e educação no trânsito de Barretos que acontecerão em conjunto com a Semana Nacional de Trânsito (18 a 25 de setembro) do governo federal que tem como tema -Educação no Trânsito-.

No projeto barretense diversas ações tomarão conta da cidade que tem uma frota de 55 mil veículos e registra o maior crescimento de veículos motorizados per capita do Estado de São Paulo. Somente na cidade, acontecem cerca de 120 acidentes por mês. As ações que visam diminuir este número terão início no dia 18, sexta-feira, quando os guardas de trânsito do município irão trocar suas tradicionais fardas pela camiseta da campanha Paz no Trânsito. -Nosso objetivo é chamar bastante a atenção para o comportamento das pessoas no trânsito e isso inclui envolver os próprios agentes de trânsito que têm a missão de educar os condutores de veículos e pedestres-, explica Galbas Ruy Fernandes, diretor de trânsito de Barretos.

Publicidade

Os 30 agentes municipais vão trabalhar durante o dia todo com a camiseta que estampa o lema do projeto: -Paz no Trânsito-. No mesmo dia também tem início a distribuição de 12 mil cartilhas para alunos do ensino fundamental. As cartilhas trazem ilustrações de comportamento e segurança no trânsito, além de um jogo interativo e desenhos para colorir. Este material será trabalhado durante as aulas pelos professores da rede municipal.

Além disso, uma intensa campanha publicitária com outdoors, bussdor, adesivos de carro e mídia nas rádios, jornais e TV locais serão propulsoras de mensagens de segurança e comportamento adequado no trânsito. A campanha também vai contar com folhetos que serão distribuídos para as crianças nas escolas e em diversos pontos da cidade. -Nessas peças especificamente destacamos o que os motoristas podem comprar com o preço que é pago por multas que podem ser facilmente evitadas-, conta o diretor.

Números do trânsito – A violência no trânsito no Brasil faz aproximadamente 3 mil vítimas por mês, com um índice de fatalidade quatro vezes maior do que o registrado nos países desenvolvidos. 64% destes acidentes são causados por falha humana, ou seja, erros que poderiam ser evitados como dirigir sob efeito de álcool ou substâncias entorpecentes, excesso de velocidade, inexperiência, falta de atenção e falha de observação.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) o Brasil tem o quinto maior número de mortes no trânsito de todo o mundo. A OMS utilizou dados de 2007, com o objetivo de comparar todos os países. Segundo dados oficiais naquele ano, houve 35,1 mil mortes causadas por desastres com automóveis no Brasil. Especialistas acreditam que esse número pode ser bem maior, pois só são contabilizadas as mortes que ocorrem no local do acidente. Em termos absolutos, o número brasileiro só é inferior ao de outros quatro países: Índia (105,7 mil), China (96,6 mil), Estados Unidos (42,6 mil) e Rússia (35,9 mil).

Publicidade

Estima-se que o prejuízo anual no país por conta dos acidentes de trânsito seja de cerca de R$ 105 milhões.

Empresas apoiadoras do Projeto Paz no Trânsito – O Projeto Paz no Trânsito de Barretos conta com o apoio das seguintes empresas privadas e instituições: Porto Seguro, Pé Pneus, DePaschoal, Panorama Veículos, Mack Color, Viasa, Danúbio Azul, Posto Berrantão, Unifeb, Os Independentes e Associação Comercial e Industrial de Barretos.

A coletiva de imprensa do lançamento do Projeto Paz no Trânsito acontece no dia 15 de setembro às 10h00 no Barretos Country Hotel.