Publicidade

A Customizadora italiana Garage 221 se aventurou a personalizar uma BMW R 18. Mas da transformação – exceto pelo poderoso motor boxer – quase tudo parece uma mistura de Harley-Davidson. Mais impressionante ainda é que a moto nasceu de muitas peças derivadas de modelos antigos da fabricante alemã, que deram a luz à R 18 Aurora.

R 18 personalizada ficou a cara da Harley

BMW R 18 personalizada ‘tipo Harley’

A BMW R 18 personalizada Aurora” foi criada em cooperação com a divisão local da fabricante, a Motorrad na Itália. Ou seja, não nasceu ao acaso, foi fruto da rede de concessionários e um personalizador de renome, neste caso a Garage 221. A ideia era criar uma moto custom baseada na alemã R 18, um modelo que teve lançada suas origens há algum tempo, quando a cruiser foi apresentada no Salão de Milão, o EICMA 2019.

Não confunda, essa é a R 18 Aurora…

Publicidade

Veja também:

 

Como é a Aurora

A proposta foi bem intencionada e, diga-se de passagem, rendeu uma bela moto. Mas no entanto, se não fosse o emblema no tanque passaria aos desavisados por um modelo da Harley-Davidson. Os para-lamas recortados e a carenagem dominante – em estilo Batwing – são particularmente definidoras de estilo na Aurora… E também de modelos como a norte-americana Ultra Limited. Que coisa!

Batwing ao melhor estilo Harley… Pera aí!

Publicidade

Mas antes de mais nada, vamos ressaltar que todas as modificações na R 18 Aurora podem ser rastreadas até outros modelos da BMW mais antigos. Por exemplo, o assento é de uma R 1200 C de 2005. Os suportes para a polêmica carenagem Batwing – que parece ser direto da prateleira da Harley – foram formados a partir das peças de uma R100 de 1982.

O motor boxer não deixa dúvidas: custom sim, mas BMW

Para a pintura das partes da carroceria, foi utilizado o código de cores de uma BMW R 100 RT de 1983. Foram ajustados os tons de cores e a intensidade dos gráficos. Mas novamente por infortúnio, podemos lembrar do red candy da fabricante americana… Mas a cobertura do radiador de óleo finalmente tem a assinatura BMW. A peça adota o design das grades do radiador, que era estampado no capô dos carros da década de 1960.

Ali estão as famosas grades de radiador BMW

Publicidade

Os especialistas da Leo Vince contribuíram com o novo sistema de escape, com coletores montados a partir de muitos elementos individuais. O novo sistema não apenas enfatiza a parte central da R18. Mais do que isso, destaca o som especial do boxer de 1.802 cm³. Nada de V-twin e Evolution ou Milwaukee-Eight!

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]