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Esta história é mais um tapa na cara daquele seu amigo que não viaja porque ‘não tem moto grande o suficiente, enquanto deixa a sua 160, 250 (ou até maior) mofando na garagem. Inspire-se com a valentia da Pop Twin, uma Honda Pop 110 paraibana que já percorreu 17 estados brasileiros.

Em dois anos, a Pop Twin já viajou mais que muita big trail por aí. Conheça a história desta Honda Pop 110 customizada

O feliz proprietário da motocicleta é o gerente de marketing Erijonson Lopes, de 24 anos. Apaixonado, faz questão de destacar que ‘optar pela Pop como moto para viagens não foi uma necessidade, mas sim uma preferência’. Esse amor vai longe, literalmente.

Pop Twin, uma Honda Pop 110 viajando o Brasil

Nosso aventureiro começou a pilotar motos aos 18 anos, quando obteve a CNH, e em 2019 procurava um modelo para lhe acompanhar em viagens. Precisava ser confiável, robusto, econômico, um companheiro fiel que jamais lhe deixasse na mão. A reposta veio em três letras, p-o-p.

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Grafismos foram inspirados na Africa Twin e também deixaram espaço para um mapa do Nordeste e até uma bandeira da Paraíba, no bauleto

Juntos eles aceleraram por toda a Paraíba ainda naquele ano. Depois vieram roteiros maiores, que alimentaram a vontade de desbravar nosso imenso país. Então neste ano, 2021, a dupla partiu para uma viagem de ponta a ponta, ou quase isso, do território nacional.

A trip iniciou na Paraíba no dia 18 de janeiro, passando por Bahia, Brasília, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aliás, neste momento os dois estão em alguma rodovia do país, fazendo o percurso de volta para casa.

Erijonson na Serra do Rio do Rastro, um dos templos do motociclismo na América do Sul

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Já foram dezenas de milhares de quilômetros com a Pop Twin, especialmente em viagens. Comprada com a finalidade de encarar distâncias, dos 45 mil quilômetros marcados no odômetro menos de 2 mil foram percorridos em trechos urbanos ou cotidianos. O dia a dia desta Pop é na estrada.

Dá para viajar de Pop 110?

Para Erijonson, as desvantagens de viajar de Pop são restritas. “Dificuldade mesmo é muito pouca. Tem gente que ri, que fala ‘vai chegar lá sem bunda’, e eu também dou risada, acompanhando a brincadeira. Mas a verdade é que vamos muito bem juntos, nem dores na coluna eu sinto. Acho que eu e ela encaixamos muito bem”, comentou o motocilista de 1,64 m e 75 kg.

Para o piloto não existe moto melhor para viajar do que a Pop 110, nem mesmo uma Africa Twin

Por outro lado, a lista de benefícios é generosa. “A economia é grande. Além disso, com a Pop você vai aproveitar muito a vista, pode curtir tudo com calma, com moderação, ir curtindo a natureza. Eu amo este contato com a natureza, rodar pelo litoral, conhecer uma região serrana”, disse o paraibano.

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E, pelo visto, realmente é possível curtir cada segundo da viagem com tranquilidade e segurança. Afinal, nestes mais de 40 mil km rodados a companheira nunca deixou nosso viajante na mão, nem mesmo por um pneu furado, quem dirá por problemas mecânicos. “O único perrengue que enfrentei foi pessoal, uma tempestade em Urubici, fiquei todo molhado e tinha muito vento. Mas com a moto é só alegria, ela gosta de viagem assim como eu”.

Único perrengue enfrentado em sua viagem pelo Brasil foi uma tempestade na serra catarinense. Já com a Pop 110 foi tudo alegria: ‘Ela gosta de viajar assim como eu’

Fã assumido do design do modelo, Erijonson diz que não trocaria a Pop Twin ‘por nenhuma outra moto à venda no Brasil, inclusive as maiores’. Mas e a Africa Twin? Como você já deve ter notado pelas fotos, a big trail da Honda inspirou o projeto da pequena street. O pessoense até cogita comprar o modelo, mas não agora. “Quem sabe mais tarde, já que sou apaixonado por ela. Mas não tenho pressa, quem sabe lá pelos 35 ou 40 anos”, comentou.

A Pop Twin não tem medo de lugar distante, rodovia e nem de piso ruim. É pau pra toda estrada

Quanto custou customizar a Pop 110

Erijonson contou que estava viajando com sua Pop 110 quando, num momento qualquer, foi ultrapassado por uma CRF 1000L e pensou ‘por que não personalizar a minha moto como se fosse uma dessas?’.

Projeto foi inspirado na big trail Africa Twin. Pop 110 também ganhou protetor lateral, raios em inox, aros de alumínio e outros mimos

Então ele chamou o amigo Ninho Mofo, que trabalha com pintura automotiva, e apresentou a ideia. Além da pintura e grafismos inspirados na Africa, a Pop Twin recebeu raios em inox, aros em alumínio, protetor lateral, pisca-alerta, antena corta pipa e protetores de mão, para proteger do frio na região Sul. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 3.500 na personalização.

Objetivo é viajar com economia e, sobretudo, tranquilidade. De quebra, Pop Twin chama a atenção por onde passa

Próxima viagem

Na estrada, agora a prioridade é chegar em casa e curtir a família. Também, dar um descanso à Pop Twin, que divide espaço na garagem com outra Pop, voltada ao uso ‘doméstico’.

Para encarar a serra gaúcha, Erijonson instalou protetores de mão na Pop. Já o motor é original, entregando 7,9 cv e 0,9 kgf.m de pura valentia

Depois vai ser a hora de planejar a próxima viagem, com a experiência de conhecer todas as cidades de seu estado e mais 16 unidades federativas pelo Brasil. A meta é percorrer todos os estados do país antes de completar 30 anos de idade.

Mas e para este viajante gente boa, tranquilão, o que significa o motociclismo? Com a palavra, Erijonson: “Para mim é uma forma de enxergar a vida de outro ângulo. Aonde vamos fazemos novos amigos, encontramos pessoas que nunca nos viram e que nos recebem como fossemos irmaõs. O motociclista vai encontrar uma família enorme em todas as cidades e estados. Tenho muita admiração por todos que já me receberam, que passam e cumprimentam. Mostram que somos totalmente diferente do cotidiano, que somos unidos”, responde.

Com seu jeito tranquilo e goodvibes, Erijonson (e sua Pop Twin) faz amigos por onde passa. Para ele, o motociclista vê a vida de outro ângulo

Quer acompanhar as aventuras da Pop Twin pelo Brasil? Todos os episódios são narrados em primeira mão pelo motociclista em seu perfil no Instagram e canal no YouTube, o Erijonson Popturismo. Se quiser conhecer mais Pop’s customizadas, visite o grupo Pops No Estilo 110, presidido pelo paraibano.

 

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza