Publicidade

A paixão por motos é mundial, mas a cultura em torno destes maravilhosos veículos de duas rodas é vivida de formas diferentes ao redor do mundo. Isso é o que comprovou uma pesquisa feita pelo instituto de pesquisas YouGov, que buscava analisar diferenças e semelhanças entre os mercados europeus e asiáticos.  Afinal, para que comprar uma moto?

Por que comprar uma moto na Europa e Ásia

O estudo realizou questionários on-line com cidadãos franceses, italianos, espanhóis, tailandeses e indianos. A primeira diferença entre os continentes estava na adoção por motos. Enquanto na apenas 12% dos franceses tinham uma moto em casa (21% na Itália e na Espanha), 73% dos participantes indianos afirmaram possuir uma moto em casa ou ter planos de comprar uma em breve. Na Tailândia o percentual foi de 60%.  

comprar moto na frança

Na Europa, a moto é um objeto de lazer e em alguns países (como a França) é comum que haja até 3 motocicletas na garagem

 

Publicidade

Mas os motivos para comprar uma moto são distintos nos diferentes países. Na Europa as motos são usadas sobretudo para passeios e lazer (59% na França, por exemplo), enquanto na Ásia elas servem basicamente para no trabalho. Na Tailândia, quase a metade dos entrevistados disse que o veículo serve exclusivamente para o trabalho.

Os critérios de compra também mudam, claro. Nos países asiáticos a primeira preocupação é com o consumo de combustível, seguida pela segurança. Na Europa o top 3 é completamente diferente: facilidade de pilotagem, design e performance.

porque comprar uma moto na ásia

Já em países subdesenvolvidos da Ásia, a moto serve estritamente ao trabalho. Até os critérios de escolha na hora da compra mudam: aqui, o que vale é economia de combustível e valor de mercado

Outra curiosidade está no número de motos em casa. Na França, por exemplo, 10% dos entrevistados possuem 3 motos na garagem, mostrando que dispõem de opções para diferentes tipos de uso, o que só é possível graças ao seu elevado poder de compra – realmente, muito maior que o nosso.

Publicidade

 

Veja também:

Scooter, preferido nos dois continentes

Mas nem tudo são diferenças. O scooter o tipo de veículo favorito nos 5 países ouvidos. Agrada pelo consumo e valor de mercado na Ásia, ao mesmo tempo que pelo conforto e praticidade na Europa. Segundo a pesquisa, é a categoria preferida por 45% dos entrevistados, seguido pelas naked e esportivas.

scooter é a moto preferida para passeios na europa

Publicidade

E qual a primeira marca que vem à mente quando eles pensam em comprar uma moto nova? Como os scooter são os favoritos, seus fabricantes também são os mais lembrados. Assim, no topo da lista há Honda e BMW, nesta ordem. Depois há Harley-Davidson e BMW.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.