Publicidade

Uma scooter Honda parece saída do filme Mad Max! Confira mais detalhes de uma pequena motocicleta que chama a atenção pela sua simplicidade e originalidade do conjunto, com direito até a um ‘ar pós-apocalíptico’.

Scooter Honda parece saída do filme Mad Max

Em 2002, a Honda chamou a atenção do mercado lançando uma nova scooter com proposta diferente. O modelo oferecia um design com misto de retrô e soluções modernas, ao melhor estilo de máquinas vistas em filmes pós-apocalípticos como Mad Max.

Scooter Honda

Tudo é simples na scooter americana da Honda

A NPS50, chamada de Zoomer no Japão, desembarcou na América do Norte já com o ano modelo 2003. No Canadá e nos EUA, a scooter Honda é comercializada como “Ruckus” – Tumulto, em tradução literal. E foi exatamente isso que o lançamento causou, em termos de originalidade, no mercado!

Publicidade

Em resumo, a Ruckus se difere das scooters mais tradicionais com seu design alternativo, incluindo pneus mais gordos (120/90 – 130/90) e um quadro esquelético sem um compartimento de armazenamento fechado. Isso mesmo, nada de baú abaixo do banco, há somente uma “gaiola” no espaço.

Scooter Honda

Modelo parece saído de um filme pós-apocalíptico como Mad Max

Contudo, na parte mecânica, a scooter Honda compartilha componentes semelhantes do motor e do trem de transmissão com a CHF50 – um modelo com visual bem mais convencional – ao estilo Vespa. Assim, ambas as máquinas são movidas por um pequeno motor SOHC refrigerado a líquido, de 49cc. Um propulsor capaz de entregar 4,3 cavalos de potência – junto do câmbio automático do tipo CVT.

Scooter Honda

Nade de iluminação em LED, painel digital ou freios a disco…

Publicidade

E embora a Zoomer vendida em países europeus possua um sistema compacto de injeção de combustível (PGMFI), a Ruckus ainda tem carburador de 18 mm com afogador automático na América. Porém, a Honda afirma que o modelo dos EUA faz quase 50 km por litro de combustível.

Veja também:

Parece construção de garagem

A Ruckus é tão minimalista que poderia parecer até uma construção de garagem, aos mais desavisados. O que você vê é o que tem na scooter da Honda. Nada fica oculto com sua carroceria simples e estilo geral robusto.

Além disso, soluções como o conjunto de faróis duplos da Ruckus dão a impressão de que vieram como peça sobressalente de outra moto ou até mesmo carro. É como o resto da scooter, praticamente nada é escondido por nenhuma carroceria ou plástico.

Publicidade
Scooter Honda

Sem dúvidas, Ruckus é um dos modelos mais originais já lançados no mercado

E como já destacado, um dos grandes elementos de design do Ruckus é sua generosa área de armazenamento sob o assento. Pode-se levar um skate, mochila ou bolsa – qualquer coisa presa dentro da gaiola. Contudo, nada fica oculto como de costume em um baú fechado.

Scooter Honda

Espaço sob o banco pode carregar de tudo, espaço não é limitado a um baú fechado

A scooter da Honda parece pequena, e de fato ela é, tem entre eixos e altura do assento ligeiramente menor que uma scooter PCX. Enfim, a Ruckus tem um conjunto simples e reduzido. O único luxo fica por conta da partida elétrica e o referido afogador elétrico.

 

Quanto custa a ‘scooter Mad Max’?

Esta scooter da Honda oferece uma forma de deslocamento original e divertida. Nos EUA, a Ruckus é uma das motos mais baratas da Honda, com preço sugerido de 2.900 dólares – praticamente o mesmo valor de uma XR 150, irmã da velha Bros com direito a motor 150cc e carburador que ainda é vendida por lá. Em conversão direta, é aproximadamente R$ 15.800. Será que já podemos pedir a sua venda no Brasil também?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]