Uma scooter Honda parece saída do filme Mad Max! Confira mais detalhes de uma pequena motocicleta que chama a atenção pela sua simplicidade e originalidade do conjunto, com direito até a um ‘ar pós-apocalíptico’.
Scooter Honda parece saída do filme Mad Max
Em 2002, a Honda chamou a atenção do mercado lançando uma nova scooter com proposta diferente. O modelo oferecia um design com misto de retrô e soluções modernas, ao melhor estilo de máquinas vistas em filmes pós-apocalípticos como Mad Max.
A NPS50, chamada de Zoomer no Japão, desembarcou na América do Norte já com o ano modelo 2003. No Canadá e nos EUA, a scooter Honda é comercializada como “Ruckus” – Tumulto, em tradução literal. E foi exatamente isso que o lançamento causou, em termos de originalidade, no mercado!
Em resumo, a Ruckus se difere das scooters mais tradicionais com seu design alternativo, incluindo pneus mais gordos (120/90 – 130/90) e um quadro esquelético sem um compartimento de armazenamento fechado. Isso mesmo, nada de baú abaixo do banco, há somente uma “gaiola” no espaço.
Contudo, na parte mecânica, a scooter Honda compartilha componentes semelhantes do motor e do trem de transmissão com a CHF50 – um modelo com visual bem mais convencional – ao estilo Vespa. Assim, ambas as máquinas são movidas por um pequeno motor SOHC refrigerado a líquido, de 49cc. Um propulsor capaz de entregar 4,3 cavalos de potência – junto do câmbio automático do tipo CVT.
E embora a Zoomer vendida em países europeus possua um sistema compacto de injeção de combustível (PGMFI), a Ruckus ainda tem carburador de 18 mm com afogador automático na América. Porém, a Honda afirma que o modelo dos EUA faz quase 50 km por litro de combustível.
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Parece construção de garagem
A Ruckus é tão minimalista que poderia parecer até uma construção de garagem, aos mais desavisados. O que você vê é o que tem na scooter da Honda. Nada fica oculto com sua carroceria simples e estilo geral robusto.
Além disso, soluções como o conjunto de faróis duplos da Ruckus dão a impressão de que vieram como peça sobressalente de outra moto ou até mesmo carro. É como o resto da scooter, praticamente nada é escondido por nenhuma carroceria ou plástico.
E como já destacado, um dos grandes elementos de design do Ruckus é sua generosa área de armazenamento sob o assento. Pode-se levar um skate, mochila ou bolsa – qualquer coisa presa dentro da gaiola. Contudo, nada fica oculto como de costume em um baú fechado.
A scooter da Honda parece pequena, e de fato ela é, tem entre eixos e altura do assento ligeiramente menor que uma scooter PCX. Enfim, a Ruckus tem um conjunto simples e reduzido. O único luxo fica por conta da partida elétrica e o referido afogador elétrico.
Quanto custa a ‘scooter Mad Max’?
Esta scooter da Honda oferece uma forma de deslocamento original e divertida. Nos EUA, a Ruckus é uma das motos mais baratas da Honda, com preço sugerido de 2.900 dólares – praticamente o mesmo valor de uma XR 150, irmã da velha Bros com direito a motor 150cc e carburador que ainda é vendida por lá. Em conversão direta, é aproximadamente R$ 15.800. Será que já podemos pedir a sua venda no Brasil também?