O preço da primeira moto elétrica da Yamaha no Brasil pegou muita gente de surpresa. Afinal, nada de scooter barata voltada para grandes volumes de produção. Confira o preço da exclusividade

A Yamaha revelou o preço da Neo’s Connected para o mercado brasileiro. A moto elétrica da Yamaha, que já era vendida na Europa, chega às lojas neste mês fevereiro de 2025 por R$ 33.990. O valor surpreendeu os consumidores que esperavam uma moto barata e voltada para grandes volumes de vendas – na verdade, é um modelo pensado para a exclusividade e aos entusiastas das elétricas.

Preço da primeira moto elétrica da Yamaha surpreendeu

A Yamaha confirmou a chegada da Neo’s Connected ao Brasil, sua scooter elétrica que já está disponível no mercado europeu desde 2022. O modelo, que busca ser uma alternativa mais sustentável para mobilidade urbana, será comercializado em três opções de cores: azul fosco, preto metálico e branco metálico, todas equipadas com rodas pretas.

Neo’s Connected - primeira moto elétrica da Yamaha
Neo’s Connected – primeira moto elétrica da Yamaha

O grande destaque da moto elétrica da Yamaha não está apenas na tecnologia ou no design, mas no seu preço. Com um valor sugerido de R$ 33.990, sem incluir frete e seguro, a Neo’s Connected se posiciona com esse preço, entre as scooters premium do Brasil. Para efeito de comparação, a Neo 125 (modelo que a Neo’s substituiu), era vendida por cerca de R$ 13.090 antes de sair de linha, no final do ano passado.

Esse valor coloca a scooter em uma faixa de preço próxima a motocicletas de maior cilindrada e performance superior, o que pode influenciar na decisão dos consumidores. A dúvida que fica é: o custo elevado compensa os benefícios oferecidos pela tecnologia elétrica?

Características da Neo’s Connected

A Neo’s Connected conta com um motor elétrico que entrega uma potência máxima de 2,4 kW (equivalente a 3,2 cv) a 400 rpm, o que a torna comparável a scooters de 50cc, conhecidas popularmente como “cinquentinhas”. O modelo é voltado para deslocamentos urbanos curtos, atendendo a quem busca praticidade e economia no dia a dia.

A scooter é equipada com duas baterias de íons de lítio removíveis, cada uma com 50,4 V e capacidade de 23,2 Ah. O tempo de recarga total das baterias é de aproximadamente 9 horas, enquanto uma recarga parcial de 20% a 80% leva cerca de 5 horas. As baterias podem ser carregadas tanto na moto quanto externamente, utilizando uma tomada convencional.

A Neo’s Connected pode atingir 40km/h
A Neo’s Connected pode atingir 40km/h

Outro diferencial do modelo são os modos de condução:

  • STD (Standard): permite atingir até 40 km/h, proporcionando um desempenho mais equilibrado.
  • ECO: reduz a velocidade máxima para 35 km/h, aumentando a eficiência energética.

A autonomia da moto elétrica da Yamaha varia de acordo com o uso. Com uma bateria, a Yamaha estima que a scooter percorra 39 km. Já utilizando as duas baterias, esse alcance pode chegar a 71 km, dependendo do estilo de pilotagem e das condições da via.

Veja Também:

Tecnologia e Conectividade

O modelo traz faróis duplos de LED e conta com o sistema Yamaha Integrated Power Unit (YIPU), que posiciona o motor diretamente na roda traseira, proporcionando uma condução silenciosa e eficiente.

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Neo’s Connected – Painel e conectividade

O painel digital LCD exibe informações como velocímetro, hodômetro, modo de pilotagem, nível de carga das baterias e conectividade com smartphone. A scooter também alerta o condutor sobre chamadas recebidas e notificações de mensagens, além de fornecer indicadores de problemas no motor e na chave de presença.

Um detalhe interessante é o aviso luminoso de “Tartaruga”, que é ativado quando a carga da bateria está abaixo de 20%. Esse alerta reduz automaticamente a velocidade da scooter para economizar energia, garantindo que o condutor possa chegar a um ponto de recarga antes que a bateria se esgote completamente.

Comparação de Preços

O preço da Neo’s Connected no Brasil chamou a atenção, especialmente se compararmos ao mesmo modelo vendido mercado europeu. No Reino Unido, por exemplo, a versão com uma bateria custa 3.100 libras (aproximadamente R$ 22.500), enquanto a opção com duas baterias sai por 3.600 libras (cerca de R$ 26.000). No Brasil, a versão padrão já inclui duas baterias, mas seu preço de R$ 33.990 ainda representa uma diferença R$ 8 mil em relação ao valor internacional. Isso porque a moto elétrica da Yamaha está sendo montada em Manaus e a linha de montagem no Brasil, deve “ajudar” a reduzir o seu preço.

Detalhe do motor da Neo’s Connected
Detalhe do motor da Neo’s Connected

Outros modelos de motos mais baratas que a Neo’s:

A lista é grande, mas colocamos aqui 5 exemplos de motos novas que podem ser compradas na mesma faixa preço, ou até sobrando um bom trocado!

Triumph Scrambler 400 X – Preço sugerido: R$ 33.990 (sem o frete)

Potência de 40 cv a 8.000 rpm, torque de 3,8 mkgf a 6.500 rpm, câmbio de seis velocidades com embreagem assistida e deslizante. O modelo conta com ABS de canal duplo e painel com velocímetro analógico e tela LCD.

Triumph Scrambler 400 X
Triumph Scrambler 400 X

Zontes GK 350 – Preço sugerido: R$ 33.720 (sem o frete)

Combina estilo retrô e tecnologia moderna. Motor monocilíndrico de 348 cc com potência de 41 cv a 8.300 rpm e torque de 3,34 kgf.m.

Zontes GK 350
Zontes GK 350

Yamaha MT-03 ABS 2025 – Preço sugerido: R$ 32.690 (sem o frete)

Equipada com motor bicilíndrico de 321 cc, a naked oferece 42 cv a 10.750 rpm e torque de 3 kgf.m a 9.000 rpm.

Yamaha MT-03 ABS 2025
Yamaha MT-03 ABS 2025

Bajaj Dominar 400 – Preço sugerido: R$ 26.000 (sem o frete)

Motor monocilíndrico de 373,3 cc, 40 cv de potência a 8.800 rpm e torque de 3,5 kgf.m. O modelo traz iluminação full LED e tanque de 13 litros.

Bajaj Dominar 400
Bajaj Dominar 400

Honda CB 300F Twister ABS – Preço sugerido: R$ 25.070 (sem o frete)

Potência de 24,7 cv a 7.500 rpm com torque de 2,67 kgf.m. O painel blackout com tela LCD e porta USB-C complementam a tecnologia embarcada.

Honda CB 300F Twister ABS
Honda CB 300F Twister ABS
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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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