Publicidade

Espetáculo reúne música e dança para orientar crianças e adultos sobre humanização do trânsito

A Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Segurança de Trânsito (DST) da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito (SSPUT), promoverá nos dias 18, 21 e 24 de setembro, como parte das comemorações da Semana Nacional de Trânsito, o espetáculo teatral Bumba Busão. A apresentação será realizada na Rua Coronel Oliveira Lima e em quatro Emeifs (Escolas Municipais de Ensino Infantil e Municipal) da cidade. A peça une teatro, musicalidade do jazz e cultura hip hop, e trata da relação entre as pessoas e os veículos, propondo nova atitude, mais inteligente e humana, entre esses dois elementos.

O espetáculo Bumba Busão tem como principal objetivo usar o teatro como instrumento de educação para cidadania, tratando da humanização do trânsito. Ao som de uma banda, seis personagens dançam e interagem com o público, desenvolvendo o tema no formato de show. Em linguagem familiar ao jovem, promove a reflexão sobre transporte mais humano e seguro, onde haja educação, respeito e solidariedade.

Curso
Nos dias 1 e 2 de setembro, a Prefeitura de Santo André realizou no auditório da Sabina Escola Parque do Conhecimento a formação da segunda turma do curso Trânsito e Cidadania, realizado pelo Departamento de Segurança e Trânsito em parceria com a ONG Criança Segura.

Publicidade

Nesta formação participaram equipes diretivas de 21 Unidades Escolares do município. Além da divulgação de conceitos sobre educação no trânsito e distribuição de material educativo, foi realizada campanha voltada transporte seguro de crianças, com a distribuição de 10 mil panfletos.

Números
Os acidentes de trânsito são a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 1 e 14 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Do total de 5.500 vítimas fatais e 140 mil hospitalizações ao ano, decorrentes de acidentes de trânsito, afogamentos, quedas e queimaduras, entre outros, 2.500 e 20 mil, respectivamente, envolvem crianças e adolescentes.

SERVIÇO:
Espetáculo teatral Bumba Busão
Data: 18 de setembro, às 10h30, às 12h30, às 14h30 e às 16h30
Local: Rua Coronel Oliveira Lima, próximo à Rua Senador Fláquer

Data: 21 de setembro, às 8h30 e às 15h30
Local: Emeief Tarsila do Amaral (Rua Angatuba, 230, Bangu)

Publicidade

Data: 21 de setembro, às 10h30 e às 13h30
Local: Emeief Demercindo da Costa Brandão (Rua Maria Cristina, s/nº, Camilópolis)

Data: 24 de setembro, às 10h30 e às 13h30
Local: Emeief Luiz Gonzaga (Rua Ipanema, 253, Parque Erasmo)

Data: 24 de setembro, às 8h30 e às 15h30
Local: Escola Professora Elaine Sena Chaves Maia (Rua Petrogrado, s/nº, Jardim Santo Alberto)