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Motor é afinado na fábrica

Motor é afinado na fábrica

Boa tarde meu querido, estava dando uma pesquisada na net e descobri que quando usavam a twister para moto-velocidade, eles regulavam o carburador com uma sonda lambda similar a utilizada na injeção eletrônica hoje em dia. como isso seria possível? seria algum equipamento? ou ela era ligada de alguma forma com o sistema da moto, pois seria muito útil para ajustes em carburadores eu desconheço algum tipo de equipamento para me auxiliar nestes acertos, se você souber de algum…

Gostaria de tirar uma outra duvida, tem um pessoal aqui na minha cidade que prepara motores e eu estou afim de dar uma mexida na minha twister 2008 já aproveitando que vou abrir o motor para substituir a junta do cilindro, quero aproveitar e colocar um pistão 3mm Premium, e uma descarga esportiva. A minha duvida é a seguinte: o preparador disse não precisar mexer no carburador deixar exatamente original como veio de fabrica. não teria problema de super aquecimento? grato pela sua ajuda como sempre sanando minhas intermináveis duvidas. grande abraço!

obrigado! – Vinicius Garbin

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É possível sim Vinicius,
Com o aumento do volume na cilindrada o vácuo aumenta e assim o carburador alimenta proporcionalmente mais também.

Medições em dinamômetro permitem ajustes perfeitos

Medições em dinamômetro permitem ajustes perfeitos

Pode ocorrer um desequilíbrio maior por causa do escapamento esportivo mas dependendo do seu desenho esse também pode ser que funcione com a regulagem original. E se substituir o filtro de ar, por um mais livre, a alteração é maior. Mande fazer a leitura com uma sonda. E como já fez a pergunta, lá vai a resposta.
A sonda lambda é um equipamento muito utilizado nos testes de emissão de poluentes. Trata-se de um “nariz” portátil que quando colocado no escapamento de uma moto, mesmo carburada, ele “cheira” os gases, verificando a presença de combustível mal queimado. Isso identifica uma mistura incorreta, feita pelo carburador ou mesmo injeção eletrônica.

Para a “afinação” de um motor, no teste completo, se utiliza um dinamômetro que coloca uma carga determinada para o motor para que em cada rotação e em cada posição do acelerador  se faça uma medição. Esse “mapa”, resultado dessas medições é que é utilizado para um ajuste fino da carburação, ou injeção, para cada situação de uso do motor. Uma boa oficina de preparação de motos deve ter esse equipamento.

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Abraços
Bitenca

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