Publicidade

Primeira moto híbrida do mundo é feita na India

A EKO de Bangalora Índia está lançando um scooter que eles afirmam ser o primeiro no mundo a ser produzido com tecnologia híbrida. Enquanto o mundo discutia formas de controlar a mudança climática, a EKO Vehicles Pvt. Ltd. Negociava com investidores independentes e capitalistas a cifra de 8 a 10 milhões de dólares para a implemantação desse projeto, afirma Anil Ananthakrishnan, chairman e presidente da empresa que começou instalando motores elétricos em bicicletas nos anos 70 em Bangalore.

Desenvolvida através de acordos em cooperação de tecnologia com empresas americanas e inglesas ela conta com um motor de 70 cc ligado a um gerador de eletricidade e uma bateria. Esta por sua vez impulsiona um motor elétrico e esse veículo obtém um resultado equivalente a uma moto de 100 cc brasileira, pois empurra a pequena scooter até 65 Km/h mas com uma economia de até 120 Km/litro. Se andar com bateria somente ela tem uma autonomia de 30 Km.

Junto com o modelo ET-120 Híbrido a empresa pretende lançar um novo scooter apenas a bateria, o Strike.

Publicidade

Do Híbrido será produzido 12000 unidades em 2010 chegando a 120.000 em 2014 e
o Strike será feito 24.000 unidades chegando a 75.000 em 2014.

Com os olhos voltados ao mercado norte americano a empresa que já produziu mais de 18.000 scooters em cinco anos espera vender de 8 a 10 mil unidades nos EUA por ano.

Em quatro meses (a partir de dezembro) esperam ter a linha de produção e a rede de distribuidores em funcionamento.

Já em dezembro de 2010 eles esperam ter 4 milhões de dólares em créditos de carbono, essa decisão está por ser ratificada pelo corpo de decisão da Convenção de mudança climática das Nações Unidas e já foi aprovado pelo ministério do meio ambiente local, esse crédito será todo reinvestido na empresa, diz Anil Ananthakrishnan.

Publicidade

O mercado de motos elétricas ainda é recente na Índia mas já conta com 300.000 veículos rodando.

As mudanças acontecem e as oportunidades surgem para quem está atento e elas estão acontecendo por aqui também. O futuro começa agora.