Publicidade
Zanol (dir) e Javier Pizzolito em coletiva à imprensa no Salão do Automóvel em São Paulo

Zanol (dir) e Javier Pizzolito em coletiva à imprensa no Salão do Automóvel em São Paulo

A Honda CRF 450 Rally, modelo que será utilizado no Rally Dakar 2013, estará exposta até o dia 4 de novembro no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, no Anhembi, na capital paulista. Nesta quarta-feira (24/10), os pilotos Felipe Zanol, brasileiro e atual campeão do Rally dos Sertões 2012, e o argentino Javier Pizzolito, ambos integrantes da Team HRC, equipe oficial da Honda, marcaram presença no evento e participaram de um encontro com jornalistas.

Recém-chegados do Rally do Marrocos, onde encararam seis duros dias de competição sob intenso calor em meio às areias do deserto africano, Zanol e Pizzolito testaram o equipamento e acumularam experiência para os próximos desafios.

Com a CRF 450 Rally, Zanol terminou na sétima colocação, sendo o melhor estreante e melhor piloto Honda classificado. Já Pizzolito fechou na 13ª posição. “Foi uma participação bastante positiva. Meu objetivo foi terminar a corrida e depois analisar a classificação geral. Tive uma prova difícil e perigosa, com algumas boas atuações, como o terceiro lugar na quarta etapa, mas cometi erros, como na penúltima prova. Mas esses erros são importantes para o aprendizado”, afirmou Zanol.

Publicidade

A competição na África foi uma ótima oportunidade para o mineiro testar o equipamento antes do Dakar, que será realizado de 5 a 20 de janeiro, no Peru, Chile e Argentina. “Corri o Rally do Marrocos para ajustar a moto visando ao Dakar. O trabalho foi muito bom, pudemos conviver como equipe e buscamos um bom acerto para a moto, que será igual para todos os pilotos no Rally Dakar”, complementa.

Pizzolito, Zanol e Alexandre Cury: início promissor

Pizzolito, Zanol e Alexandre Cury: início promissor

A Honda deseja voltar a vencer provas importantes da modalidade depois de 23 anos fora. A Team HRC venceu a primeira e última etapas com o português Helder Rodrigues. “É o começo de um trabalho que envolve pessoas de 11 nacionalidades e estamos felizes em fazer parte desta equipe”, diz Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda.

Team HRC
Além de Zanol e Pizzolito, a equipe oficial da Honda conta os pilotos Helder Rodrigues (Portugal), Sam Sunderland (Reino Unido) e Johnny Campbell (EUA). O chefe de equipe é Henk Hellgers e o engenheiro responsável é o japonês Katsumi Yamasaki.

Publicidade

Publicidade
Zanol (à direita) e os companheiros do Team HRC no Rally do Marrocos

Zanol (à direita) e os companheiros do Team HRC no Rally do Marrocos

CRF 450 Rally
A CRF 450 Rally foi apresentada no dia 2 de outubro, na Feira Internacional de Motos, Scooter e Bicicletas em Colônia, na Alemanha.  Baseado na CRF450X (modelo de competições de enduro), o modelo é equipado com injeção de combustível programado (PGM-FI) e sistema de injeção eletrônica de combustível para garantir a eficiência de combustível, além de durabilidade.

Zanol na Honda
Felipe Zanol foi anunciado no início de julho de 2012 para integrar a equipe oficial da Honda, Team HRC, que marca o retorno da empresa no Rally Dakar após 23 anos de ausência. Neste ano, utilizando moto Honda, Zanol foi campeão do Rally dos Sertões e da Copa EFX Pacato de Enduro FIM. Em setembro deste ano, Zanol viajou ao Japão para fazer testes na CRF 450 Rally, desenvolvida e produzida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Motocicletas Honda.

Leia sobre o Rally Dakar:  clique aqui