Publicidade

A produção de motos segue em ritmo de retomada, após abrupta queda durante a pandemia. Dessa forma, foram produzidas 98.358 unidades no Polo Industrial de Manaus no último mês, agosto de 2020, segundo a Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares).

O número representa a uma alta de 0,4% em relação ao mês anterior, quando 97.920 motos deixaram as fábricas. Além disso, significa uma retração de 14,3% comparando com agosto de 2019, mês em que foram produzidas 114.738 motocicletas.

Números da produção de motos em 2020 no Brasil

Produção de motos no Brasil em alta

Os dados do setor são puxados pela categoria street, responsável pelo maior número de unidades produzidas, com 50.662 motos. A informação não é surpreendente, afinal a pandemia trouxe uma grande busca por motocicletas de baixa cilindrada para o trabalho com entregas.

Publicidade

Após parada, montadoras voltam ao trabalho de forma gradual e. assim, ainda não conseguem abastecer completamente a procura – como no caso dos consórcios. Na foto, planta da Triumph em 2019, antes da pandemia

Além disso, as categorias off road e scooter foram as que mais cresceram no último mês. Assim, a primeira produziu 614 unidades em agosto de 2020 ante 287 no mês anterior, enquanto nas scooter foram 7.727 no mês, contra 4.664 no antecessor.

Segundo Marcos Fermanian, presidente da Abraciclo, “desde a retomada gradual das atividades industriais em maio, a produção de motocicletas vem mostrando uma curva ascendente e consistente. O volume até poderia ser maior, mas as fábricas ainda operam com restrições, pois a prioridade é preservar a saúde dos colaboradores, atendendo aos protocolos sanitários de segurança”.

Setor de entregas tem aquecido o mercado. Além dele, off road e scooter cresceram de julho para agosto de 2020 (foto: Agência Brasil)

Publicidade

Números inferiores aos de 2019

O momento vivido pela produção de motos no Brasil, inclusive, tem uma demanda reprimida. De acordo com Fermanian, há um desequilíbrio entre a oferta e a demanda. “Ainda estamos atendendo às entregas atrasadas dos consórcios, por exemplo, que respondem por cerca de 25% das vendas de motocicletas no Brasil”, comenta.

Desta forma, apesar do crescimento, os números gerais ainda são negativos comparando 2020 com 2019. No acumulado de janeiro a agosto foram fabricadas 588.495 unidades, o que representa uma retração de 20,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 743.556 motos deixaram as linhas de montagem. Ao todo, em 2019 foram produzidas 1.077.553 motos, única vez em que o mercado rompeu a barreira do milhão desde 2015.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza