Publicidade

A CCR NovaDutra promove na manhã desta quarta-feira (16/06), uma oficina pedagógica com a participação de professores de escolas públicas de Arujá (SP), integrantes do Programa Estrada para a Cidadania, desenvolvido pela Concessionária para difundir conceitos segurança de trânsito, meio ambiente e cidadania. O encontro acontece na Escola Dalila Franco Garcia da Silva, localizada na Rua João da Silva Ferraz, 50, Bairro Barbosas.

O objetivo do evento é oferecer instrumentos pedagógicos e lúdicos para que os educadores participantes do Programa Estrada para a Cidadania levem aos seus alunos conceitos de cidadania e respeito às normas de segurança no trânsito. Com esses ensinamentos, as crianças envolvidas serão estimuladas à prática do respeito aos outros usuários de espaços públicos; observação da importância da boa saúde física e mental dos motoristas, para sua dirigibilidade nos espaços públicos; além da disseminação desses conceitos aos familiares.

Os professores participantes da oficina serão multiplicadores dos conceitos debatidos aos demais educadores. O treinamento é realizado por educadores contratados pela Concessionária, que levarão aos professores sugestões de exercícios, trabalhos e atividades em sala de aula. A CCR NovaDutra oferece gratuitamente o curso e o material de apoio aos educadores, além das cartilhas dos alunos envolvidos. Neste ano, serão atendidos pelo Programa Estrada para a Cidadania, em Arujá, 790 alunos e 28 professores.

O Programa Estrada para a Cidadania

Publicidade

Criado em 2005, o Programa Estrada para a Cidadania reúne um conjunto de ações de caráter educacional, que visa levar informações sobre segurança de trânsito, meio ambiente e cidadania a alunos da 3ª série (4º ano) das redes públicas municipais de ensino fundamental. Até o ano passado, o Programa envolveu 275 mil alunos e 10.500 professores.

Em 2010 o Programa beneficiará 78 mil alunos das redes municipais de ensino e envolverá em torno de 3 mil educadores, em 36 municípios servidos pela Rodovia Presidente Dutra.

Mecânica
O conteúdo didático exclusivo do Programa Estrada para a Cidadania leva em consideração a transversalidade entre matérias. Isso significa que um mesmo assunto pode começar a ser tratado na aula de História e prosseguir na aula de Geografia, unindo aos conteúdos tradicionais informações sobre trânsito e cidadania.

A CCR NovaDutra não faz contato direto com os alunos. Todo o conteúdo do Programa é ministrado pelos educadores municipais. Para facilitar a sua assimilação pelas escolas, o Programa treina esses educadores, com sugestões de exercícios, trabalhos e atividades de sala. Além disso, a Concessionária oferece gratuitamente material de apoio aos professores e cartilhas a todos os alunos envolvidos.

Publicidade

A preparação de diretores de escolas, coordenadores e professores acontece mensalmente por meio de palestras de sensibilização e oficinas de capacitação, que ocorrem nas cidades abrangidas pelo projeto. À medida que o conteúdo é ministrado, novas possibilidades de aplicação do material didático são apresentadas aos educadores.

Nas escolas, as aulas do Programa Estrada para a Cidadania acontecem semanalmente e algumas das atividades estão formatadas de maneira a envolver também os familiares das crianças, com exercícios que precisarão ser realizados em casa. Com essa dinâmica, a CCR NovaDutra estima que aproximadamente 300 mil pessoas são atingidas pelas mensagens educativas.

Oficina Pedagógica do Programa Estrada para a Cidadania -Arujá

Dia: 16/06/2010
Hora: 08h30 às 11h30
Local: EMEF Dalila Franco Garcia da Silva
Endereço: Rua João da Silva Ferraz, 50, Bairro Barbosas, Arujá (SP)

Publicidade