Publicidade

Volvo entregou os primeiros certificados de um grupo de mais de 2,5 mil alunos que participaram do Transitando, o maior e mais completo projeto de educa‡Æo e seguran‡a no trƒnsito dirigido para o ensino m‚dio.

Desenvolvido pelo Programa Volvo de Seguran‡a no Trƒnsito especialmente para escolas de ensino m‚dio, o Transitando ‚ o £nico do gˆnero com esta amplitute no Brasil. O projeto atende aos parƒmetros do Minist‚rio da Educa‡Æo e est  em linha com o cumprimento da obrigatoriedade do ensino de trƒnsito nas escolas, estabelecido pelo artigo 76 do C¢digo de Trƒnsito Brasileiro.

Os estudantes que come‡am a receber os certificados fazem parte das 39 escolas do Paran  e de Minas Gerais que integram esta etapa piloto. Atualmente j  sÆo mais de 35 mil jovens de 400 escolas de seis diferentes estados recebendo este tipo de conte£do. A expectativa ‚ o projeto se estender para todo o Pa¡s nos pr¢ximos anos.

“Nossa id‚ia nÆo ‚ apenas preparar e educar os estudantes, que serÆo os futuros motoristas e usu rios das vias p£blicas, mas capacitar os professores e transform -los em multiplicadores destes conhecimentos, desenvolvendo neles competˆncias nesta  rea”, declara Nereide Tolentino, coordenadora pedag¢gica do Transitando. A passagem dos conte£dos nas escolas ocorre de forma transversal, isto ‚, dentro de todas as disciplinas do curr¡culo escolar do ensino m‚dio: biologia, educa‡Æo art¡stica, educa‡Æo f¡sica, f¡sica, geografia, hist¢ria, matem tica, portuguˆs e qu¡mica. Nas aulas de f¡sica, por exemplo, o professor pode tratar da velocidade no trƒnsito, dos ƒngulos dos retrovisores ou da desacelera‡Æo dos ve¡culos, entre outros assuntos. Em aulas de qu¡mica, pode falar sobre a emissÆo de poluentes feita pelos ve¡culos.

Publicidade

Os conte£dos transmitidos aos alunos por meio do Transitando atendem … resolu‡Æo 50 do Conselho Nacional de Trƒnsito e tratam de cinco temas principais: “Desenvolvimento urbano e sistema de trƒnsito”, “Legisla‡Æo de trƒnsito”, “Conhecimento do ve¡culo”, “Opera‡Æo e dire‡Æo defensiva” e “Atendimento a situa‡äes emergenciais e primeiros socorros”. O programa se revelou um sucesso porque os temas sÆo de grande interesse dos alunos nessa faixa et ria. “O modelo pedag¢gico ainda envolve a‡äes na comunidade em que os alunos moram e pe‡as de teatro sobre o assunto”, lembra a coordenadora pedag¢gica do Transitando.

Para ela, o programa ajuda ainda a desenvolver valores que alicer‡am comportamentos seguros no trƒnsito, diminuindo o ¡ndice de acidentes nesta faixa et ria. “Atualmente, os jovens sÆo o maior grupo de risco”, diz. Pesquisa feita recentemente pelo Detran e pelas pol¡ciais rodovi rias federal e estadual do Paran  revela que o n£mero de mortes em acidentes de trƒnsito de jovens entre 13 e 29 anos ultrapassa 30%.