Publicidade

Com o objetivo de preparar e orientar crianças, jovens e adultos para a adoção de comportamentos seguros no trânsito, a Prefeitura de Santo André, por meio do Departamento de Segurança de Trânsito, da Secretaria de Segurança Pública Urbana e Trânsito, promove no município ações de educação de trânsito, como o projeto Mini Cidade de Trânsito, iniciativa desenvolvida em parceria com a Secretaria de Educação, além de campanhas de conscientização para motoristas e pedestres.

Localizada na Sabina – Escola Parque do Conhecimento, a Escola Pública de Trânsito possui área de 2.900m² e atende crianças com idades entre 2 e 10 anos a fim de ensinar práticas prudentes para o trânsito, com o respeito à diversidade e ao meio ambiente. No local, monitores capacitados pelo Departamento de Segurança de Trânsito desenvolvem atividades pedagógicas com os visitantes. Com caráter lúdico, as ações têm como foco a mobilidade, a acessibilidade e a vivência de relações com os espaços públicos, contemplando a segurança e a socialização. Projetada pelo cenógrafo Marcelo Oka, responsável pelo projeto de cenoplastia do programa Castelo Rá-Tim-Bum e de outras atrações da TV Cultura, a Mini Cidade de Trânsito disponibiliza ao público estrutura similar à de uma cidade real. Inaugurado em 2007, o cenário, com 2,5m de altura, reproduz os principais marcos e edifícios de Santo André, como o Paço Municipal, a estátua dos imigrantes italianos, o Museu de Santo André, o calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, entre outros, e conta com os principais elementos de uma cidade, como ruas, faixas de travessia, semáforos, parquímetro, pontos de ônibus e placas de sinalização, além de ciclovia. Por meio das atividades e da estrutura do lugar, as crianças praticam a convivência, a solidariedade, o respeito, a cooperação e a ética no trânsito, utilizando-se de diferentes formas de mobilidade existentes no município, como transporte coletivo, bicicletas e o deslocamento a pé. Entre os meses de agosto de 2010 e novembro de 2011, 10.418 alunos visitaram o local. Somente no ano passado, 4.448 estudantes participaram das atividades oferecidas pelo lugar. A escola tem capacidade para receber 60 estudantes por dia: 30 durante a manhã e outros 30 durante a tarde. Aos fins de semana, a Mini Cidade permanece aberta para os visitantes da Sabina.

Educação no Trânsito
Além do espaço na Sabina, o Departamento de Segurança de Trânsito desenvolve outras atividades de educação no trânsito. Como forma de conscientizar motoristas e pedestres, a Pasta promove, por meio da fixação de cartazes e distribuição de folders e adesivos, campanhas para o período de retorno às aulas, Carnaval, Semana Nacional de Trânsito e Dia Mundial sem Carro. Realiza ainda ações para sensibilização dos condutores sobre a importância do uso da cadeirinha para crianças, transporte de animais, uso de capacete para motociclistas, Travessia Segura e também publicidade sobre a emissão do cartão DEFIS, para pessoas com deficiência, e do cartão IDOSO, para pessoas com mais de 60 anos.