Proteção veicular ou seguro? Por conta dos perigos de roubos, furtos e acidentes, os serviços de seguradoras passou a ser quase uma necessidade para os motociclistas, principalmente em grandes centros urbanos. O serviço mais comum é o seguro de motocicletas. Mas você já ouviu falar em proteção veicular? Essa alternativa foi regularizada e agora é uma concorrente promissora dos seguros tradicionais.

 

Seguro contra roubos de motos.
Só em São Paulo foram registrados mais de 30 mil ocorrências de roubos de motos

 

O que é a proteção veicular?

A proteção veicular era irregular até pouco tempo atrás. Mas no dia 16 de janeiro deste ano foi sancionada a lei que regula esse mercado e já promete modificar o setor, pois tem um grande diferencial em relação aos seguros: o preço! Segundo a Superintendência de Seguros Privados (Susep), com a nova legislação a frota segurada pode aumentar em até 30%, com a inclusão de 5 a 8 milhões de veículos.

 

Seguro de moto

 

Veja também:

 

Como funciona a proteção veicular

A proteção veicular para motos funciona por meio de associações ou cooperativas compostas por proprietários de veículos. Os associados pagam uma mensalidade para criar um fundo de reserva (tipo uma vaquinha) e esse valor arrecadado poder ser utilizado para cobrir as despesas do associado caso sua moto seja furtada, por exemplo.

 

proteção veicular ou seguro de moto
A maioria das seguradoras oferecem serviços que cobrem acidentes, roubos e furtos

 

Com a regularização, agora há garantias para os participantes. As entidades devem assegurar que tenham reservas suficientes para cobrir indenizações e ter uma administração separada para receber e pagar os valores de compensação.

Outra mudança é que as empresas e cooperativas serão fiscalizadas pela Susep, que cobram uma taxa de fiscalização, por isso, pode encarecer um pouco as mensalidades. Porém, vale ressaltar que o preço ainda deve ser menor que o de um seguro tradicional, pois as associações não podem ter fins lucrativos.

seguro kawasaki versys x 300 1
Proteção veicular vs seguro. Qual você prefere?

 

Seguro vs Proteção veicular

O serviço de proteção veicular promete algumas vantagens em relação às seguradoras. As principais delas são: o preço mais baixo, a cobertura mais ampla (pode aceitar aquela sua relíquia) e tem menos burocracia na hora da contratação. Já os seguros saem na frente em alguns quesitos, como o sistema de bonificação que pode resultar em descontos na renovação da apólice. Os serviços extras tipo chaveiro, borracheiro e prazo para indenização de no máximo 30 dias também são uma enorme vantagem das seguradoras.

 

SeguroHonda 1 24 08
Ter a moto segurada tranquiliza na hora de viajar

 

Postado por
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio