Publicidade

Atenta aos padrões de fornecimento para a indústria automobilística nacional e mundial, a PST Electronics, detentora da marca Pósitron, adota em sua linha de produção na fábrica situada em Manaus (AM), um sistema de solda “verde”, conhecido no mercado como Lead Free.

O processo, ecologicamente correto, possibilita a empresa soldar sem a utilização do metal pesado Chumbo os componentes eletrônicos nas placas de circuito impresso, como microcontroladores BGA, memórias e conectores. Para isso, a PST Electronics investiu na aquisição de maquinário e diversos dispositivos específicos para a aplicação dessa tecnologia.

Para que a PST pudesse incorporar o novo procedimento, os colaboradores das áreas de engenharia industrial, controle de qualidade e manufatura passaram por diversos treinamentos, totalizando mais de mil horas. Nestes encontros, esses profissionais receberam instruções e alguns alertas essenciais, como a importância de não haver a mistura das soldas Lead Free e tradicional, a necessidade do rígido controle das temperaturas ao longo dos processos de soldagem, além de outras informações.

“A implementação do sistema Lead Free na linha de produção, juntamente com a recente obtenção da certificação ISO 14001/2004, refletem o posicionamento no setor e a responsabilidade da PST Electronics com o meio ambiente. Essa solda reduz de forma expressiva o potencial nível de contaminação do solo e do lençol freático, no momento do descarte dos produtos pelos consumidores finais. As montadoras instaladas na Europa exigem a utilização desse procedimento. Já no Brasil, cresce a exigência por parte do mercado OEM. Nossa planta fabril está dentro dos patamares de sustentabilidade solicitados por nossos clientes e futuros parceiros”, declara Alexandre Patucci, diretor da unidade Manaus da PST Electronics.

Publicidade