Publicidade

Qual o mais rápido, carro ou moto? A pergunta que habita o mundo dos motores a longa data, mas que sempre é divertida de ser checada.

Mais interessante ainda se estivermos falando de uma super moto ou carro superesportivo! Que tal então um Lamborghini Huracan confrontando uma Kawasaki H2R em pista?

Veja também:

Kawasaki H2R - moto ou carro

Será que a Kawasaki H2R encara de frente um Lamborghini?

Publicidade

Kawasaki H2R vs Lamborghini Huracan 

O canal de automóveis britânicoCarWow gosta de organizar todos os tipos de corridas de arrancada. E ocasionalmente eles acrescentam motocicletas. Assim, desta vez pudemos conferir o eterno embate carro x moto de uma maneira extrema.

Alinhando de um dos lados da pista estava um Huracan, equipado com turbo, escapamento de titânio completo e mapeamento ECU, para fazer tudo funcionar de forma bem afinada.

Lamborghini Huracan 

Bem… Não era assim qualquer Lamborghini Huracan

O carro produz nada menos que 1.100 cavalos! O peso é de 1.450 kg, levados pela tração nas quatro rodas e que vem equipado com uma caixa de câmbio automatizada de dupla embreagem, de sete marchas.

Publicidade

No outro lado estava a H2R, exatamente como veio da fábrica da Kawasaki, e ao que parece já é o suficiente. Ela produz 310 cavalos de potência e mais de 16 kgf.m de torque (é mais potência que uma moto da MotoGP). O peso total é de apenas 214 kg.

H2R - moto ou carro

H2R usufrui de um conjunto com motor supercharger e muitos aparatos aerodinâmicos

Claro, uma das coisas importantes em saber quando um par de veículos se aproxima da linha de partida na pista, é o arrasto. Junto a isso, feita a relações peso-potência, o Huracan possui 759 cv de potência por tonelada. Já a H2R tem 1.054 cv por tonelada, mesmo incluso o peso do piloto Chris North, de 80 quilos.

  • Carro ou moto? Veja qual o mais rápido no vídeo

Publicidade

Carro ou moto: o veredito final!

Como de costume em pistas, para o espectador geralmente é mais divertido quando os veículos em competição são bem semelhantes. Parte disso se deve também, claro, ao conjunto das máquinas envolvidas. Mas parte também depende de quem os está pilotando.

A dupla H2R e Huracan realizou várias baterias no vídeo, começando com largadas padrão e passando para largadas lançadas, em velocidade. Os resultados de quarto de milha foram diferentes dos resultados de meia milha.

Kawasaki H2R - moto ou carro

Kawasaki saiu na frente quando partiu embalada, potencia total na roda traseira!

Como se pode ver, um dos maiores desafios da Kawasaki foi simplesmente se manter firme no chão. Definitivamente é um conjunto muito rápido para apenas duas rodas de contato com o solo, mesmo com o trabalho aerodinâmico. O Lamborghini se deu bem com mais grip na pista e tração integral.

Em largada parada a tração do esportivo na pista falou mais alto…

Apesar disso, ambos demonstraram onde e como a potência dos veículos se expressa melhor. Lembrando ainda que vimos um cenário de arrancada em em pista reta. Que tal então em um circuito? Fica pra próxima.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]